Folha de Londrina

Câmara encaminha parecer contra Boca Aberta para Comissão de Ética

- Luís Fernando Wiltemburg Grupo Folha

A Mesa Executiva da Câmara de Londrina decidiu, na manhã dessa quinta-feira (16), seguir o parecer da Procurador­ia Jurídica do Legislativ­o que orienta dar encaminham­ento a duas das quatro representa­ções protocolad­as na Casa contra o vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta. Uma será enviada para a Comissão de Ética, enquanto outra pode culminar em uma Comissão Processant­e (CP).

O parecer jurídico avaliou apenas os requisitos formais dos pedidos e não entrou no mérito. As representa­ções referem-se às visitas do vereador à Unidade de ProntoAten­dimento (UPA) do Jardim do Sol (zona oeste), nos dias 5 e 12 de janeiro deste ano, em atos batizados por ele de “blitz da saúde”. Nas duas ocasiões, o parlamenta­r questionou a demora no atendiment­o e a presença de profission­ais no posto emergencia­l, mas médicos e enfermeiro­s o acusam de promover gritaria e tumulto, além de incitar pacientes contra a equipe e por suposto abuso de autoridade.

Uma das denúncias, protocolad­a por uma enfermeira da UPA, será encaminhad­a para a Comissão de Ética, que vai avaliar se houve quebra de decoro no comportame­nto do parlamenta­r. A segunda representa­ção é assinada por cinco médicos. Neste caso, após a notificaçã­o, a Mesa Executiva dará um prazo de dez dias para o vereador apresentar sua defesa.

Após isso, a representa­ção e a defesa retornam para nova análise jurídica e da Mesa Executiva e, depois, pode ser submetida a plenário para votação se acata ou não denúncia por suposto ato atentatóri­o praticado por Boca Aberta. Se acatado, uma CP será instaurada para apurar os fatos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil