STF vai dis­cu­tir res­tri­ção do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do a po­lí­ti­cos

Folha de Londrina - - Política - Fo­lha­press

- O mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Luís Roberto Bar­ro­so, en­vi­ou nes­sa quin­ta-fei­ra (16) ao ple­ná­rio da Cor­te uma ação pe­nal na qual de­ve ser dis­cu­ti­da a res­tri­ção do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do pa­ra de­pu­ta­dos fe­de­rais e se­na­do­res. Pa­ra ser jul­ga­do, o pro­ces­so pre­ci­sa ser pau­ta­do pe­la pre­si­den­te do Su­pre­mo, Cár­men Lú­cia. Ain­da não há da­ta pre­vis­ta. As informações são da Agên­cia Bra­sil.

No des­pa­cho, o mi­nis­tro de­fen­de que os de­ten­to­res de fo­ro pri­vi­le­gi­a­do so­men­te de­vem res­pon­der a pro­ces­sos cri­mi­nais no STF se os fa­tos im­pu­ta­dos a eles ocor­ram du­ran­te o man­da­to. No ca­so de fa­tos que ocor­re­ram an­tes do man­da­to, a com­pe­tên­cia pa­ra jul­ga­men­to se­ria da Pri­mei­ra Ins­tân­cia da Jus­ti­ça. De acor­do com a Cons­ti­tui­ção, ca­be ao Su­pre­mo jul­gar mem­bros do Con­gres­so Na­ci­o­nal nas in­fra­ções pe­nais co­muns.

“A te­se a ser de­ba­ti­da li­mi­ta a apli­ca­ção do fo­ro por prer­ro­ga­ti­va de fun­ção, pe­ran­te o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, às acusações por cri­mes co­me­ti­dos no car­go e em ra­zão do car­go ao qual a Cons­ti­tui­ção as­se­gu­ra es­te fo­ro es­pe­ci­al. Se o fa­to im­pu­ta­do, por exem­plo, foi pra­ti­ca­do an­te­ri­or­men­te à in­ves­ti­du­ra no man­da­to de par­la­men­tar fe­de­ral, não se jus­ti­fi­ca­ria a atri­bui­ção de com­pe­tên­cia ao STF”, sus­ten­ta Bar­ro­so.

Se­gun­do o mi­nis­tro, é pre­ci­so re­pen­sar o mo­de­lo de fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, com ob­je­ti­vo de eli­mi­ná-lo ou re­du­zi-lo. “Em pri­mei­ro lu­gar, exis­tem ra­zões fi­lo­só­fi­cas: trata-se de uma re­mi­nis­cên­cia aris­to­crá­ti­ca, não re­pu­bli­ca­na, que dá pri­vi­lé­gio a al­guns, sem um fun­da­men­to ra­zoá­vel. Em se­gun­do lu­gar, de­vi­do a ra­zões es­tru­tu­rais: Cor­tes Cons­ti­tu­ci­o­nais, co­mo o STF, não fo­ram con­ce­bi­das pa­ra fun­ci­o­na­rem co­mo juí­zos cri­mi­nais de 1º grau, nem têm es­tru­tu­ra pa­ra is­so.”

No des­pa­cho, Bar­ro­so tam­bém fez crí­ti­cas a ine­fi­ci­ên­cia do Su­pre­mo no jul­ga­men­to dos pro­ces­sos cri­mi­nais en­vol­ven­do de­pu­ta­dos fe­de­rais e se­na­do­res. Se­gun­do o mi­nis­tro, exis­tem na Cor­te apro­xi­ma­da­men­te 500 pro­ces­sos con­tra par­la­men­ta­res, sen­do 357 inqué­ri­tos e 103 ações pe­nais.

O ca­so con­cre­to que de­ve ser jul­ga­do pe­la Cor­te en­vol­ven­do a ques­tão da res­tri­ção do fo­ro é so­bre o atu­al pre­fei­to de Ca­bo Frio (RJ), Mar­cos da Ro­cha Men­des, que che­gou a ser em­pos­sa­do co­mo su­plen­te do de­pu­ta­do cas­sa­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ), mas re­nun­ci­ou pa­ra as­su­mir o car­go. O pre­fei­to res­pon­de a uma ação pe­nal no STF por su­pos­ta com­pra de vo­tos.

São Pau­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.