Par­la­men­to Eu­ro­peu apro­va no­va di­re­triz con­tra o ter­ro­ris­mo

Ob­je­ti­vo é har­mo­ni­zar a le­gis­la­ção pe­nal e re­for­çar os di­rei­tos das ví­ti­mas e fa­mi­li­a­res

Folha de Londrina - - Geral - Ma­ri­e­ta Ca­zar­ré Agên­cia Bra­sil

Lis­boa, Por­tu­gal - A Eu­ro­câ­ma­ra apro­vou nes­ta quin­ta-fei­ra (16) uma di­re­triz que tem co­mo ob­je­ti­vo pre­ve­nir ata­ques e cri­mi­na­li­zar atos e des­lo­ca­men­tos com fi­na­li­da­des ter­ro­ris­tas, além de re­for­çar os di­rei­tos das ví­ti­mas e fa­mi­li­a­res. Apro­va­da por 498 vo­tos a fa­vor, 114 con­tra e 29 abs­ten­ções, a nor­ma vi­sa har­mo­ni­zar a le­gis­la­ção pe­nal e me­lho­rar a tro­ca de in­for­ma­ção en­tre os Es­ta­dos-mem­bros da União Eu­ro­peia (UE). Os paí­ses te­rão 18 me­ses pa­ra in­cor­po­rar a di­re­ti­va em su­as le­gis­la­ções na­ci­o­nais.

As no­vas re­gras es­ta­be­le­cem a cri­mi­na­li­za­ção de vi­a­gens com fi­na­li­da­des ter­ro­ris­tas. Se­gun­do o Par­la­men­to Eu­ro­peu, se­rão pu­ní­veis os des­lo­ca­men­tos pa­ra zo­nas de con­fli­to a fim de par­ti­ci­par de ati­vi­da­des de gru­po ter­ro­ris­ta ou as vi­a­gens pa­ra um Es­ta­do-mem­bro da UE a fim de co­me­ter um aten­ta­do.

Tam­bém pas­sam a ser pu­ní­veis a or­ga­ni­za­ção e fa­ci­li­ta­ção des­ses des­lo­ca­men­tos, atra­vés de apoio lo­gís­ti­co e ma­te­ri­al, co­mo a com­pra de bilhetes ou o pla­ne­ja­men­to de iti­ne­rá­ri­os. E ain­da a re­cep­ção de pes­so­as pa­ra trei­na­men­to e a fa­bri­ca­ção ou uti­li­za­ção de ex­plo­si­vos, ar­mas de fo­go e subs­tân­ci­as no­ci­vas ou pe­ri­go­sas. Tam­bém pas­sa a ser o Par­la­men­to Eu­ro­peu, os Es­ta­dos-mem­bros te­rão de as­se­gu­rar ser­vi­ços de apoio que aten­dam às ne­ces­si­da­des es­pe­cí­fi­cas das ví­ti­mas ime­di­a­ta­men­te após um aten­ta­do ter­ro­ris­ta e du­ran­te o tem­po ne­ces­sá­rio, in­cluin­do tra­ta­men­to mé­di­co.

As ví­ti­mas te­rão di­rei­to a re­ce­ber acon­se­lha­men­to ju­rí­di­co ou prá­ti­co, bem co­mo as­sis­tên­cia pa­ra os pe­di­dos de in­de­ni­za­ção. Os fa­mi­li­a­res das ví­ti­mas te­rão tam­bém aces­so a ser­vi­ços de apoio e a me­di­das de pro­te­ção es­pe­cí­fi­cas.

cri­me o in­ci­ta­men­to à prá­ti­ca de in­fra­ções ter­ro­ris­tas e a di­fu­são de men­sa­gens ou ima­gens co­mo for­ma de reu­nir apoio pa­ra cau­sas ter­ro­ris­tas.

A le­gis­la­ção pre­vê ain­da me­di­das de pro­te­ção, apoio e as­sis­tên­cia às ví­ti­mas do ter­ro­ris­mo e fa­mi­li­a­res. Se­gun­do

Va­lery Ha­che/AFP

Le­gis­la­ção pre­ten­de evi­tar ata­ques co­mo o de Ni­ce, na Fran­ça, on­de aten­ta­do dei­xou mais de 80 mor­tos em ju­lho de 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.