Maia quer que STF de­fi­na ri­to de pla­no an­ti­cor­rup­ção

Folha de Londrina - - Política - Dai­e­ne Car­do­so, Isa­do­ra Pe­rón e Eri­ch De­cat Agên­cia Es­ta­do

Brasília - Em mais um em­ba­te en­tre o Le­gis­la­ti­vo e o Ju­di­ciá­rio, a Câ­ma­ra vai se­gu­rar a tra­mi­ta­ção do pa­co­te an­ti­cor­rup­ção até que o ple­ná­rio do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) se ma­ni­fes­te so­bre co­mo de­ve ser o an­da­men­to do pro­je­to apro­va­do em no­vem­bro pas­sa­do pe­los de­pu­ta­dos.

Nes­sa quin­ta-fei­ra (16), o pre­si­den­te da Ca­sa, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), dis­se não sa­ber o que fa­zer com o pro­je­to de­vol­vi­do pe­lo Se­na­do. O STF não tem da­ta mar­ca­da pa­ra jul­gar a li­mi­nar con­ce­di­da pe­lo mi­nis­tro Luiz Fux de­ter­mi­nan­do que a tra­mi­ta­ção da pro­pos­ta vol­te à es­ta­ca ze­ro.

A pro­pos­ta “10 me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção” - pro­je­to de ini­ci­a­ti­va po­pu­lar en­cam­pa­do pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) - es­tá pa­ra­li­sa­da no Con­gres­so des­de o dia 14 de de­zem­bro de 2016, quan­do Fux de­ter­mi­nou em li­mi­nar que o pro­je­to vol­tas­se à Câ­ma­ra.

Ape­sar da de­ci­são, o en­tão pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), não ha­via en­vi­a­do o pro­je­to pa­ra no­va dis­cus­são dos de­pu­ta­dos até dei­xar o co­man­do da Ca­sa, em 1º de fe­ve­rei­ro. Nes­sa quin­ta, o su­ces­sor, Eu­ní­cio Oli­vei­ra (PMDB-CE), de­vol­veu o pa­co­te à Câ­ma­ra.

Ape­sar de evi­tar crí­ti­cas di­re­tas ao mi­nis­tro e de res­sal­tar que res­pei­ta­rá a de­ci­são ju­di­ci­al, Maia dis­se que a li­mi­nar não po­de­ria ter avan­ça­do em prer­ro­ga­ti­va do Par­la­men­to e que ago­ra a Câ­ma­ra fi­ca sem sa­ber de on­de re­to­mar as dis­cus­sões. Maia afir­mou que a so­lu­ção ago­ra se­rá es­pe­rar que o ple­no da Cor­te de­ci­da. “O pro­ble­ma é que fi­cou mui­to con­fu­so ago­ra. Co­mo eu fa­ço? Eu de­vol­vo pa­ra os au­to­res?”, ques­ti­o­nou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.