Folha de Londrina

OAB quer reduzir alcance do foro privilegia­do

Medida anunciada ontem pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia, visa combater impunidade e é resposta à tentativa de blindar políticos investigad­os

- Folhapress São Paulo -

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, divulgou nota nessa terça-feira (21) defendendo restringir o foro privilegia­do a um número menor de agentes públicos a fim de combater a impunidade e desafogar o Supremo Tribunal Federal (STF). A corte tem hoje a atribuição de julgar ações penais que envolvam, por exemplo, deputados federais e senadores. Na última quarta (15), o ministro do STF Luís Roberto Barroso enviou ao plenário um projeto para discutir a redução do alcance do foro privilegia­do.

“É preciso reduzir o número de agentes públicos beneficiad­os pelo foro privilegia­do e redefinir urgentemen­te os critérios para que essa proteção não sirva de salvaguard­a para quem tenha cometido irregulari­dades”, afirmou na nota o presidente da OAB.

A entidade tem debatido o tema desde o ano passado. Segundo Lamachia, as regras atuais sobrecarre­gam os tribunais superiores, “obrigados a julgar os privilegia­dos”.

“Outro efeito péssimo é a impunidade, uma vez que a estrutura do Judiciário fica congestion­ada e não consegue julgar as ações, resultando em prescriçõe­s e morosidade. É preciso desafogar o STF”, disse Lamachia.

“A ideia do ministro Barroso, que limita o foro apenas para os casos ocorridos no período do exercício da função, também representa­ria um grande avanço contra a impunidade”, completou.

EM DEBATE

 ?? Valter Campanato/Agência Brasil ?? “É preciso redefinir urgentemen­te os critérios para que essa proteção não sirva de salvaguard­a para quem tenha cometido irregulari­dades”, diz Claudio Lamachia
Valter Campanato/Agência Brasil “É preciso redefinir urgentemen­te os critérios para que essa proteção não sirva de salvaguard­a para quem tenha cometido irregulari­dades”, diz Claudio Lamachia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil