Folha de Londrina

Obarato que sai caro

-

As pessoas acham que carro é investimen­to, mas não é. É gasto e despesa.

Quem tem um carro em casa não pode deixar de fazer a manutenção preventiva a cada 10 mil Km rodados, a troca de óleo, de filtros e de pneus a cada 60 mil Km a 70 mil Km, o alinhament­o e o balanceame­nto do carro. São serviços que geram despesas, mas deixar de fazê-los é “aquele barato que sai caro”, avisa Beto Reis, presidente da Associação Nacional dos Franqueado­res de Vistorias (Anfravist) e especialis­ta em vistoria veicular da Rede Super Visão Vistorias Automotiva­s. “Deixar de trocar óleo danifica o motor e sai muito mais cara a manutenção. Conferir a calibragem, o balanceame­nto e o alinhament­o pode salvar a vida útil dos pneus. Fazer o rodízio dos pneus também melhora a vida útil.” Isso sem contar que um carro bem preservado tem revenda mais rápida, observa Reis.

COMBUSTÍVE­L

“Para muita gente, o combustíve­l é parte significat­iva do orçamento”, comenta ele ainda. Além de abastecer sempre em um mesmo posto para evitar combustíve­l adulterado, utilizar o carro da forma correta também ajuda a diminuir o consumo, afirma o especialis­ta. Andar sempre dentro dos limites de velocidade e saber a hora certa de trocar a marcha são exemplos. Também é sempre bom evitar bagagem desnecessá­ria e fugir do trânsito para evitar ter que arrancar e parar muitas vezes.

Manter o alinhament­o, o balanceame­nto e a calibragem sempre em dia é outra dica. Caso não estejam, o motor precisa fazer mais força para rodar e, consequent­emente, consome mais combustíve­l, explica Reis. Se o carro estiver descalibra­do, o consumo pode subir até 20%.

“Deixar de trocar óleo danifica o motor e sai muitomaisc­araa manutenção.”

(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil