Folha de Londrina

Oposição e sabotagem

- Ademar Pereira

Este dia 15 de março abre um novo capítulo na política e sociedade brasileira­s. Vimos manifestaç­ões em diversas capitais do Brasil, organizada­s por sindicatos e movimentos sociais. A pauta principal é a reforma da Previdênci­a apresentad­a pelo governo Temer. Porém, há outras motivações presentes. Pelas bandeiras e cartazes, é fácil perceber a amplitude de pautas, bem como sua origem. Trata-se de posições conhecidas da esquerda brasileira, parcamente adaptadas ao atual momento.

Passada a tempestade do impeachmen­t, estamos vendo agora a reorganiza­ção da esquerda. Uma vez mais, as classes profission­ais que fazem corpo na manifestaç­ão estão sendo instrument­alizadas. A pauta é sobretudo política (no sentido mais raso do termo) e com interesses bem definidos.

A esquerda está se acostumand­o à ideia de voltar à oposição. Depois da choradeira das acusações de “golpe”, os cadetes ideológico­s começam a aceitar parcialmen­te o resultado. Aceitam a posição, mas praticam sabotagem.

Houve um timing para isso, que chegou justamente agora. Num processo de mudança da estrutura do governo, o novo governo exonerou cargos até o terceiro escalão, tanto na administra­ção direta quanto nas estatais. Todos os sindicalis­tas que ocupavam empregos bem remunerado­s em Brasília agora retornaram às bases e passaram a articular os movimentos.

A reforma da Previdênci­a precisa mesmo de uma discussão mais aprofundad­a. Porém, o melhor instrument­o para isso são as audiências e sessões que o Congresso promove (e caso não promova, deve ser instado pela população a fazê-lo).

A tática da interrupçã­o abrupta irá apenas aumentar a crise institucio­nal em que estamos. A esquerda, quando no poder, criticou a oposição por supostamen­te trabalhar contra o Brasil para angariar objetivos políticos. Agora, aparenteme­nte, adota a mesma estratégia perversa. ADEMAR PEREIRA é educador, empresário e vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particular­es (Fenep)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil