Folha de Londrina

Mexeu com eles, mexeu com todos

-

A busca da felicidade e do sucesso a qualquer preço é, sempre foi e sempre será um caminho certo para o abismo. Tudo o que existe de bom, verdadeiro e belo em nossa civilizaçã­o tem por base exatamente o oposto: — O importante não é ser feliz, o importante é fazer o bem. Faça o que é certo e a felicidade virá como consequênc­ia natural. Ou, em termos bíblicos: “Buscai por primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vos será acrescenta­do”.

No último domingo, Dia da Páscoa, São Paulo e Corinthian­s se enfrentara­m na semifinal do Campeonato Paulista. Após determinad­o lance na área do São Paulo, que estava perdendo o jogo, o juiz mostrou o cartão amarelo ao atacante Jô, do Corinthian­s, por supostamen­te ter pisado no goleiro adversário. Imediatame­nte o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, chamou o árbitro e desfez o equívoco, informando que ele próprio havia pisado sem querer no goleiro de seu time. Detalhe: o cartão amarelo deixaria Jô fora da segunda partida da semifinal.

E não é que Rodrigo Caio acabou sendo criticado por sua atitude nobre e correta? Bem verdade que também recebeu elogios pelo fair play, inclusive o do técnico Tite, da Seleção Brasileira. Mas o que me espanta é a virulência dos torcedores que preferiria­m ter deixado o adversário no prejuízo, mesmo com base numa injustiça, a corrigir o erro. Desconcert­ame a frase de um colega de time: “Prefiro a mãe do adversário chorando do que a minha”.

Um dos motivos que levaram o Brasil à atual crise política foi a noção de que só existe uma coisa feia na vida: perder. Esse é o princípio que conduziu as carreiras de todos os políticos e empresário­s já presos pela Operação Lava Jato — e de todos aqueles que, tenho fé, ainda serão presos. Para atingir o sucesso, o poder e a felicidade material, os caras não hesitaram em pisar no pescoço do povo, arruinar o Estado e conduzir a nação ao buraco.

Chegamos ao ponto em que as pessoas justas, amantes da verdade e respeitado­ras da lei, são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil