Folha de Londrina

Omédia átrica

-

idoso (Michael Caine) de quem é tirada a aposentado­ria por abuso de uma corporação, e que também está a ponto de perder sua casa por fraude do banco. Ele convence seus melhores amigos (Arkin e Freeman) a reaver o prejuízo de todos eles assaltando uma agência do mesmo banco. E é esta providênci­a que não apenas provoca no público imediata identifica­ção como vem narrada com leveza e senso de humor.

“Despedida em Alto Estilo” é refilmagem de produção homônima de 1979, que deu ao trio de intérprete­s (Art Carney, Lee Strasberg e George Burns) o prêmio de melhores atores do Festival de Veneza de 1980. A diferença principal entre a versão de agora e aquela dirigida por Martin Brest (“Perfume de Mulher”) é a inclusão do drama paralelo à comédia na primeira versão, enquanto que agora o filme está volta- do inteiramen­te ao humor. Mas o fator triste que permeia os dois enfoques (quase 40 anos separam os filmes) é que muito pouco mudou em relação a estes indivíduos mais velhos, ontem como hoje vistos como inúteis para a sociedade.

Na versão 2017, o diretor Zach Braff dedica mais tempo à preparação do golpe do que a detalhar a fraternida­de. Há um olhar duro sobre

Há um olhar duro sobre a questão dos seguros sociais, as instituiçõ­es bancárias e o desemprego”

a questão dos seguros sociais, as instituiçõ­es bancárias, o desemprego e certo descredito sobre o sonho americano. Mas nada excessivam­ente duro a ponto de roubar o prazer lúdico que é acompanhar esta divertida aventura. O trio histriônic­o parece ter se divertido muito durante as filmagens, e isto se percebe nitidament­e na tela – com suas vidas e com seus corpos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil