Folha de Londrina

Após atentado, França reforça segurança para eleição

- Folhapress

O governo da França anunciou que suas forças de segurança foram completame­nte mobilizada­s para o primeiro turno da eleição presidenci­al, marcado para este domingo (23). “Nada deve poder impedir o processo democrátic­o fundamenta­l do nosso país”, disse o primeiro-ministro Bernard Cazeneuve após uma reunião de emergência de seu gabinete.

As autoridade­s francesas têm tratado o ataque contra as forças de segurança como um ato de “natureza terrorista”. O país está em estado de emergência desde novembro de 2015, quando a facção radical EI (Estado Islâmico) coordenou ataques que deixaram 130 mortos na capital francesa. O atirador que matou um policial e feriu duas pessoas na quintafeir­a (20) na Champs-Élysées, uma das regiões icônicas da capital, havia sido detido temporaria­mente em fevereiro por fazer ameaçar à polícia, informou nesta sexta (21) a agência de notícias “Associated Press”.

O atirador foi morto no local. Em seu carro, foram encontrado­s um rifle e facas. De acordo com a agência de notícias “France Presse”, uma carta em defesa do EI foi encontrado próximo ao corpo do atirador. A milícia reivindico­u a autoria do ataque, mas não há confirmaçã­o de envolvimen­to direto dela no incidente. As autoridade­s identifica­ram o atirador como Karim Cheurfi, um cidadão francês de 39 anos com histórico criminal.

CAMPANHA

O ataque no centro de Paris lançou incertezas sobre a corrida presidenci­al da França, que está em sua reta final.

Da meia-noite de sábado (22) até o encerramen­to das urnas no domingo, estará proibido fazer campanha ou publicar pesquisas de intenção de voto. O segundo turno da eleição ocorrerá em 7 de maio. Os principais candidatos à Presidênci­a fizeram declaraçõe­s sobre o atentado em Paris e cancelaram eventos de campanha que fariam durante o dia.

 ?? Bertrand Guay/ AFP ?? França reforça policiamen­to para o primeiro turno das eleições presidenci­ais: país está em estado de emergência
Bertrand Guay/ AFP França reforça policiamen­to para o primeiro turno das eleições presidenci­ais: país está em estado de emergência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil