Folha de Londrina

‘ESTOU NO JOGO’

Comissão chegou a ser suspensa pela Justiça até a substituiç­ão de Jamil Janene, que não poderia participar da investigaç­ão, segundo o Regimento Interno da Câmara

- Guilherme Marconi Loriane Comeli Reportagem Local

Um dia depois de ser condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula disse em pronunciam­ento que a sentença tem “forte contexto político” e que vai reivindica­r direito de se candidatar à Presidênci­a em 2018. Após liminar suspender CP contra Boca Aberta, Câmara de Londrina escolhe novo integrante para a comissão

ACâmara Municipal de Londrina escolheu o vereador Eduardo Tominaga (DEM) como novo membro da Comissão Processant­e que investiga o vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta, em substituiç­ão ao vereador Jamil Janene (PP) que precisou deixar o posto. O novo sorteio foi colocado em pauta, em caráter de urgência, por meio de um requerimen­to na noite dessa quinta-feira (13). A designação do novo integrante foi feita em resposta à decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Emil Tomás Gonçalves, que suspendeu a tramitação da CP por uma decisão liminar. Para o magistrado, a comissão estava em desacordo com o Decreto-lei 201/67, que proíbe vereadores suplentes de participar­em de comissão processant­e.

O artigo 94 do Regimento Interno da Câmara estabelece que “o suplente, quando convocado em caráter de substituiç­ão, assumirá os cargos das comissões do vereador licenciado, mas não ocupará o cargo de presidente de comissão”. Para o juiz, embora o artigo não se adeque exatamente ao caso de comissões processant­es, é preciso levar em conta o Decreto-lei 201/67. “Isso porque o art. 5°, I veda a participaç­ão do suplente na comissão processant­e. “Assim, concluiu o juiz, afirmando que “diante da lacuna do Regimento Interno, o Decreto-lei resolve a questão, manifestan­do-se expressame­nte pela impossibil­idade do suplente integrar comissão processant­e.”

Janene (PP) não obteve votos suficiente­s para uma cadeira de vereador nas últimas eleições. Ele foi chamado como suplente, já que o prefeito Marcelo Belinati (PP), escolheu o primeiro colocado da coligação PP/PTB, Fernando Madureira, para presidir a Fundação de Esportes; e o segundo, Douglas Carvalho, o Tio Douglas, para a Administra­ção de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf). “Eu estava na Comissão para representa­r a Casa, com o posicionam­ento do juiz apenas precisei ser substituíd­o. Para não atrapalhar o processo aberto, não irei recorrer da decisão. Isso porque a resposta a população precisa ser rápida”, explicou Janene.

O pepista foi escolhido por sorteio após sessão tumultuada do último dia 6 que aprovou por 16 votos a admissibil­idade da denúncia contra Boca Aberta. A primeira reunião oficial da CP foi presidida por Janene na segundafei­ra (10). A comissão passa a ser presidida por Felipe Prochet (PSD) e Rony Alves (PTB) permanece como relator, além de Tominaga (membro).

IMBRÓGLIO JURÍDICO O mandado de segurança foi impetrado na quarta-feira (12) pelo advogado Eduardo Duarte Ferreira em favor de

Boca Aberta. Para Ferreira, a Câmara não poderia ter convocado o sorteio em caráter de urgência. “Vamos entrar com outro mandado para anular essa nova decisão, essa escolha do novo membro teria que ter sido comunicada previament­e na pauta”, informou Ferreira.

Já o investigad­o alegou que todo o processo deveria ter sido suspenso e convocado todos vereadores novamente para votação da admissibil­idade da denúncia. “O sorteio devia ter sido feito no mesmo dia. Depois de uma semana tem que voltar tudo do zero, dentro do rito da lei que não foi cumprida pela procurador­ia da Casa, foi uma falta grave”, protestou Boca Aberta.

O presidente da Câmara, vereador Mario Takahashi (PV ), com base no parecer da Procurador­ia da Câmara, entendeu que a decisão judicial é clara e determinou só a suspensão até a substituiç­ão de Janene, que assumiu a vaga de suplente de vereador. “Nós atendemos em 100% a decisão judicial, a tramitação dos prazos segue normalment­e até a comunicaçã­o oficial do novo integrante, ou seja, o processo segue de acordo com a legislação”, informou Takahashi.

 ?? Miguel Schincario­l/AFP ??
Miguel Schincario­l/AFP
 ?? Devanir Parra/CML ?? O novato Eduardo Tominaga (DEM) foi escolhido em novo sorteio como membro da CP
Devanir Parra/CML O novato Eduardo Tominaga (DEM) foi escolhido em novo sorteio como membro da CP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil