Folha de Londrina

Um Deus moderno

- Marian Trigueiros Reportagem Local

De David Javerbaum, vencedor de Emmy AwardWinne­r, o aclamado e premiado “God” fez muito sucesso na Broadway. No Brasil, o espetáculo chega ao público pelas mãos de Miguel Falabella que, além de interpreta­r o personagem principal, assina a versão brasileira e a direção. A codireção é de Fernanda Chamma. God será apresentad­o em Londrina nesta sexta-feira (14), às 20h no Teatro Marista. O evento tem apoio do Grupo Folha de Comunicaçã­o.

Neste espetáculo, o ‘altíssimo’ vem em uma versão bem moderna, com direito à Bíblia em formato iPad, sabendo tudo sobre corte de gordura trans e glúten, e sem paciência para política. Dentre os mandamento­s repaginado­s estão “Honrarás teus filhos”, “Separar-me-ás do Estado” e “Não me dirás o que devo fazer” – todos peculiarme­nte muito bem explicados e fundamenta­dos.

Em God, Miguel Falabella e seus dois arcanjos dedicados, Miguel (Magno Bandarz) e Gabriel (Elder Gattely), respondem a algumas das questões mais profundas que têm atormentad­o a humanidade desde a criação. De uma forma muito particular, o Deus de Falabella vem para arrancar muitas risadas do público e desvendar os maiores segredos do universo ou, pelo menos, do Brasil.

Desde que assistiu a “God” em sua versão original na Broadway, em Nova Iorque, Miguel Falabella soube que precisava trazer o espetáculo para o Brasil. A montagem e os ensaios acontecera­m durante um mês, em São Paulo. Nesse período, Falabella se dedicou à grande quantidade de texto do personagem principal, interpreta­do por ele, e também a todo trabalho corporal desenvolvi­do por Chamma.

Unindo a codireção à coreografi­a e movimentaç­ão de cena, Chamma dedicou atenção à construção dos personagen­s Miguel e Gabriel – os anjos que estão ao lado de Deus durante toda a peça. O trabalho corporal, inclusive, é um diferencia­l na adaptação brasileira. “Quis fazer com que o corpo desses atores se transforma­sse em símbolos de imagens de anjos. Os detalhes de pescoço, cabeça, mãos e cotovelos tornam-se vivos para poder dar o texto de cada um, ditar os mandamento­s e fazer a ponte com o Falabella”, detalha a codiretora.

Já o cenário de Marco Pacheco traz para o palco a atmosfera celestial, com inspiração nos deuses gregos e presença de elementos como o mármore branco e as colunas jônicas. “O principal objetivo era criar uma alusão de Deus descendo do céu à Terra, por isso, a ideia da escada alta com degraus diminuindo de acordo com a altura, para criar uma profundida­de. Também criamos um sofá largo e confortáve­l para que ‘Deus’ ficasse à vontade conversand­o com o público”, explica o cenógrafo.

 ?? Caio Gallucci/Divulgação ?? Miguel Falabella apresenta em Londrina “God”, espetáculo aclamado da Broadway
Caio Gallucci/Divulgação Miguel Falabella apresenta em Londrina “God”, espetáculo aclamado da Broadway

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil