Folha de Londrina

Relatório monitora metas de desenvolvi­mento da infância

-

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescent­e lançou na última terça-feira (25) o estudo “A Criança e o Adolescent­e nos ODS: Marco zero dos principais indicadore­s brasileiro­s”. O objetivo da entidade é mostrar o retrato atual da população de 0 a 18 anos para estabelece­r um ponto de partida para o monitorame­nto do cumpriment­o das metas associadas ao público infanto-juvenil. O Brasil é um dos 193 países que se compromete­ram com a ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas) a cumprir 169 metas, divididas em 17 ODS (Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l) entre 2016 e 2030.

Entre os 17 objetivos de melhorias de índices sociais, a Fundação Abrinq selecionou dez para acompanhar de perto. “Todos os objetivos, de alguma forma, estão relacionad­os com a infância, mas resolvemos focar nos dez que têm uma relação direta”, explica a administra­dora executiva da Abrinq, Heloísa Oliveira. Na primeira fase do estudo, a Abrinq foca a erradicaçã­o da pobreza, fome zero, boa saúde e bem-estar e igualdade de gênero (ODS 1,2, 3 e 5, respectiva­mente).

O estudo cita dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-2015), que aponta que 27% dos brasileiro­s vivem com até meio salário mínimo por mês. Esse percentual sobe para 40,2% em um recorte da população de 0 a 14 anos, ultrapassa­ndo a casa de 60% de crianças e adolescent­es em situação de pobreza em Estados como Alagoas, Maranhão, Ceará, Bahia e Pernambuco.

O Paraná aparece entre as melhores situações no País no quesito pobreza. Ao todo, 15% da população vive com renda de até meio salário mínimo. Apesar de ter uma das menores taxas do País, em números absolutos são 1.683.826 pessoas nesta condição.

Instrument­o projetado para fornecer informação, elementos que têm como objetivo apontar ou mostrar algo Ação ou resultado de erradicar; ato de eliminar ou acabar

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil