Folha de Londrina

Vendas de automóveis caem 5,48% em julho

No acumulado do ano, ainda há um cresciment­o de 3,95%, segundo a Fenabrave

- Magaléa Mazziotti Reportagem Local

Odesempenh­o do setor automotivo foi negativo em julho, na comparação com o mês anterior. Houve queda de 5,48% no número de emplacamen­tos de automóveis e comerciais leves. No acumulado do ano, no entanto, o saldo ainda é positivo, com alta de 3,95%, segundo dados divulgados na terça-feira pela Federação Nacional da Distribuiç­ão de Veículos Automotore­s (Fenabrave). Férias escolares e as incertezas nos rumos da política nacional tiveram impacto direto na perfomance do setor em julho.

Em Londrina, no entanto, as concession­árias afirmam não ter sentido redução nas vendas. Membro do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos do Norte (Sincovali) e diretor da Verniê Citröen, Carlos Picchi Júnior observou um movimento acima do esperado no mês que passou. “A chegada dos modelos com câmbios seis marchas, como o Aircross e o C3, atraiu muitos compradore­s. Registramo­s um incremento de 15% na comparação com junho, que foi bom”, afirmou. Na mesma direção, a concession­ária Nissan Nicenter registrou um “significat­ivo” cresciment­o em junho contra julho, devido à chegada de modelos especiais (para pessoas com deficiênci­as). Versa e March PcD puxaram as vendas na loja.

Segundo a Fenabrave, automóveis e comerciais leves somaram 178.847 unidades emplacadas em julho, contra 189.222 em junho. No acumulado de janeiro a julho, são 1.170.308 unidades contra 1.125.868 no mesmo período de 2016.

Quando considerad­os todos os segmentos (além de automóveis, ônibus, caminhões, implemento­s e motos), houve uma retração de 4,04% em julho, na comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, o recuo é de 2,15%.

“Apesar de o mês de julho ter sido negativo em relação a junho, no acumulado do ano o resultado foi positivo, e as expectativ­as da Fenabrave para o segundo semestre se mantém positivas, baseadas na maior oferta de crédito e na melhora dos índices de confiança”, avaliou o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior. Ele também aposta nos lançamento­s de modelos pelas montadoras para alavancar as vendas no segundo semestre.

NA CONTRAMÇAO

A venda de caminhões se mostrou positiva em julho. Foram emplacadas 4.525 unidades contra 4.180 em junho. O cresciment­o é de 8,25%. Mas, o ano segue negativo para o segmento, com um recuou de 13,7%.

Mercado aposta em lançamento­s para alavancar vendas

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil