Folha de Londrina

COM O CONFORTO DA CIDADE

Nova Nissan Frontier chega equipada com suspensão traseira multilink, que dá mais estabilida­de sem perder capacidade de carga

- Aline Machado Parodi Reportagem Local

Oconforto de um carro de passeio com a robustez de uma caminhonet­e. Esta é a proposta da Nissan ao lançar a nova Frontier com suspensão multilink. A picape japonesa também está com chassi mais leve e resistente. Outra novidade do modelo é o assistente de subida e descida. “É um carro com toda a robustez de uma picape, mas com o toque japonês de tecnologia”, comentou Everton Ferreira, gerente de Marketing da Nissan.

As caminhonet­es da categoria normalment­e são equipadas com suspensão traseira de feixe de mola desenvolvi­das para garantir capacidade de carga. A suspensão multilink com molas helicoidai­s, por sua vez, trabalha em conjunto com um eixo rígido. A manutenção é mais simples e com maior durabilida­de. A multilink também reduz a sensação de flutuação do veículo em velocidade de cruzeiro e do impacto do terreno para o interior.

Em uma pista offroad, a picape supera os obstáculos sem que os ocupantes do veículo sintam os solavancos do percurso. A passagem por buracos, mesmo em sequência, é suave, principalm­ente pelo formato de ataque e saída da Frontier. A redução do peso da carroceria e do chassi ajudam a estabiliza­r o veículo sem flutuações. A suspensão dianteira preserva a arquitetur­a com braço duplo assistido por barra estabiliza­dora.

A 12ª geração da Nissan Frontier vem com um chassi mais leve e reforçado, que garante melhor performanc­e em consumo, robustez e conforto para condução nos variados tipos de pavimento. Foi projetado para suportar uso intenso. O formato em duplo C foi mantido da versão anterior, mas chega com mais tecnologia associada.

“O duplo C faz com que o carro não sofra torção. Você consegue colocar a picape em uma posição torta em que o chassi não vai torcer. Com isso, não perde encaixe de portas e vidros. Essa tecnologia se reflete em durabilida­de do carro”, explica o gerente de marketing.

SEGURANÇA

Para quem usa a Frontier na cidade, os sistemas de assistente de subida e descida são uma mão na roda. O HDC (Controle Inteligent­e de Descida) faz com o veículo acione automatica­mente os freios em descidas, mesmo em marcha ré. A novidade é HSA (Sistema Inteligent­e de Partida em Rampa) que impede o carro de andar para trás quando está em um aclive.

O sistema detecta a situação, mantém a pressão de freio por até três segundos depois que o pé do motorista solta o pedal do freio. Ele funciona com a alavanca de mudanças nas posições “drive” ou “r”. “Isso faz com que a caminhonet­e esteja preparada para o offroad e também para o dia a dia da cidade”, afirma o Ferreira.

Outra tecnologia que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento é o LDS (limitador de diferencia­l). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilida­de e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automatica­mente e manda a potência extra às rodas com mais tração.

O Shift On The Fly evoluiu e vem com opções de tração integral e reduzida. Ele é acionado ao girar uma manopla no painel do carro em movimento até 100km/h. A versão anterior só funcionava até 80km/h.

DEBAIXO DO CAPÔ

A marca japonesa equipou o modelo com motor diesel 2.3 biturbo, com 190 cavalos de potência e entrega de 45, kgfm de torque. O novo motor é ainda dez quilos mais leve e mais silencioso do que a geração anterior. E trabalha em conjunto com a transmissã­o automática de sete velocidade­s. O equipament­o também possui o modo sequencial para trocas manuais.

 ?? Fotos: Marcos Zanutto ?? Assistente de subida e descida é uma das novidades
Fotos: Marcos Zanutto Assistente de subida e descida é uma das novidades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil