Folha de Londrina

GM de Londrina arrecada calçados para alunos

Por falta de tênis, muitas crianças participam da aula de educação física usando chinelos

- Vítor Ogawa Reportagem Local

Alunos de escolas públicas de regiões mais carentes nem sempre conseguem adquirir calçados apropriado­s para a prática esportiva. Por falta de tênis, muitas crianças acabam participan­do das aulas de educação física usando chinelos ou sandálias. “É obrigatóri­o vir de tênis para essas aulas, mas a minha mãe falou que não tinha dinheiro. Ela disse que no dia que recebesse dinheiro priorizari­a a compra de comida, pois é melhor faltar um par de tênis do que faltar alimento em casa”, conta uma menina de 11 anos, aluna da Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, no Jardim Santa Fé (zona leste de Londrina).

Sua colega de sala, de 10 anos, enfrenta uma realidade parecida. Por falta de dinheiro, seus pais compraram um tênis, mas de baixa qualidade. “Comecei a usar e já começaram a arrebentar. Meus pais tiveram de comprar cola para arrumar a sola do tênis”, relembra. “Minha mãe é diarista, mas a falta de dinheiro faz com que ela acabe recusando trabalho quando tem que pagar a passagem de ônibus”, aponta.

A diretora da escola, Adriana Ribeiro Ferreira, confirma que muitos dos 320 alunos vão de chinelo. “É uma comunidade bem carente. Eu não sei dizer em números, mas aqui na escola, além das crianças do Santa Fé, há muitas crianças do Jardim Monte Cristo e do Morro do Carrapato. Algumas delas são de ocupações irregulare­s e que a escola acolhe. É um grande número de crianças que os pais não têm condições de comprar coisas para elas.”

A diretora explica que mantém uma caixa com cerca de uma dúzia de pares de tênis reservados para empréstimo para alguns alunos. No entanto, os calçados não contemplam todos os tamanhos. “Nem sempre a escola tem tênis para doar para as crianças, mas sempre temos estratégia­s para sempre acolher as necessidad­es, como realizar campanhas de arrecadaçã­o de calçados.”

Para ajudar a minimizar o problema, agentes da Guarda Municipal Escolar Comunitári­a resolveram realizar uma campanha de arrecadaçã­o de calçados com essas crianças, que participam do projeto Guarda Municipal Mirim. “Todos os anos vemos a carência desses alunos, que participam de atividades físicas de chinelo, mesmo no inverno”, observa o agente Rodrigo Yamashita. “Em um desses encontros uma aluna estava de chinelo, a sola soltou e ela começou a chorar. Fiquei sensibiliz­ado com aquela cena. Ela se sentiu envergonha­da, nós a consolamos e tivemos a ideia da campanha. Então, pedimos a doação daqueles calçados que as pessoas têm em casa, sem uso. Principalm­ente tênis, que é o mais indicado para as crianças”, pede.

Yamashita ressalta aos doadores que os calçados são para crianças até 12 ou 13 anos. “O tamanho varia do 23 até o 40. O importante é que os calçados devem estar em bom estado de uso”, observa.

A reportagem ligou para a secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes na terça-feira de manhã, mas ela estava participan­do de uma reunião e não pôde atender a ligação.

“É melhor faltar um par de tênis do que faltar alimento em casa”

 ?? Fotos: Ricardo Chicarelli ?? A direção da escola mantém uma caixa com tênis para emprestar aos alunos
Fotos: Ricardo Chicarelli A direção da escola mantém uma caixa com tênis para emprestar aos alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil