Folha de Londrina

Inseguranç­a universitá­ria

-

Na semana passada, publiquei a crônica “Genocídio Brasileiro”, em que enumerei os três morticínio­s do nosso país: o de vida humanas, o da economia e o da inteligênc­ia. A situação do Brasil de algum modo se repete nas universida­des brasileira­s. A falência financeira e a decadência ideológica dessas instituiçõ­es é por demais evidente. De uns anos para cá, no entanto, a hegemonia do esquerdism­o nos campi brasileiro­s gerou um novo fruto maldito: com a ausência da polícia e a precarieda­de dos sistemas de segurança internos, as universida­des têm se tornado território preferenci­al para a ação de criminosos.

O tema da inseguranç­a no campus, a meu ver, é um divisor de águas para saber quem realmente está preocupado com a universida­de. Quem julga que a segurança das pessoas e do patrimônio universitá­rio não é uma questão prioritári­a ou relevante, este certamente não merece a confiança de quem realmente ama a universida­de e o conhecimen­to.

A seguir, compartilh­o com os sete leitores desta coluna um texto muito interessan­te assinado pelo grupo de estudantes Libertatem UEL:

“Já que ninguém fala, nós falamos.

Ele (o campus) não é mais seguro. Nem mesmo de dia. Temos casos relatados de furtos, roubos, assaltos e até mesmo ASSÉDIO SEXUAL dentro da UEL. Nossa agência bancária foi assaltada no começo desse ano após um carro forte deixar o dinheiro para pagar os servidores da universida­de. Ladrões armados estão passando de moto e roubando nossos estudantes no ponto de ônibus. E o que clamam alguns estudantes na UEL? Alguns estudantes olham a polícia e os guardinhas no campus como seres opressores, fascistas, como legalizado­res do poder burguês por meio da intervençã­o estatal forçada. A polícia é instrument­o de retrocesso que perpetua as leis retrógrada­s desse Estado de Direito, devemos desejar o seu fim (!).

Obs: se acham que estamos exagerando, é só lembrar que ano passado o DCE UEL “29 de abril” 2016/2017 fez nota de repúdio pela ação de um guarda que vistoriava uma

 ?? Anderson Coelho/12-04-2017 ??
Anderson Coelho/12-04-2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil