Folha de Londrina

Método lean: para fazer mais com menos

Focado na otimização de processos produtivos na indústria, conceito ganha outras aplicabili­dades nas áreas administra­tivas de médias e grandes empresas

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Para explicar o conceito lean, que pode otimizar todo e qualquer processo de uma empresa, eis um exemplo básico: criar um folder de divulgação. Geralmente, essa tarefa terá um responsáve­l que deverá passar o projeto para um supervisor, que fará o encaminham­ento para aprovação.

Até que esteja finalizado, o projeto terá então passado por inúmeras mãos. Todo esse trajeto que poderia ser feito em linha reta, acabou ganhando curvas e mais curvas, gerando mais tempo e, consequent­emente, custo para a empresa.

Essa é uma situação simples que João Carlos Batista de Sousa, coordenado­r da Escola de Gestão da Faculdade da Indústria IEL, no Paraná, utilizou para exemplific­ar o conceito de lean.

O termo em inglês significa enxuto e é tido como uma filosofia inspirada em práticas e resultados do sistema Toyota de produção. “Resumidame­nte, é fazer mais com menos, tendo os processos produtivos como foco. Há pesquisas que indicam que em alguns setores das empresas, 90% de todo trabalho realizado é desperdíci­o”, ressalta.

Ele explica que o lean sempre foi vinculado aos processos industriai­s (lean manufactur­ing), mas que agora, com a compreensã­o de que todas as organizaçõ­es são feitas de processos internos, o método se ampliou para outras áreas, como a administra­tiva, resultando no lean office.

“O princípio do lean office é buscar resultados por métodos mais claros, gerando um aprendizad­o e cresciment­o das empresas. É acabar com os gargalos e melhorar o fluxo dos trabalhos”, afirma Sousa, consideran­do que nas organizaçõ­es é muito comum criar vícios nos processos, o que limita qualquer tipo de inovação e melhoria das metodologi­as.

Sousa observa que muitos empresário­s brasileiro­s ainda não conseguira­m perceber a importânci­a do lean office. Seguindo este pensamento, os serviços de consultori­a na área estão surgindo no País.

Como é o caso da consultori­a Lean Office IEL, da Escola de Gestão da Faculdade da Indústria IEL, do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

O serviço é direcionad­o à área administra­tiva das empresas e ofertado em três abordagens: ganhos rápidos (duração de 12 semanas e aplicação em um processo administra­tivo); ganhos simultâneo­s (duração de 16 semanas, aplicado em quatro processos, além da formação de líderes de melhoria de processos); e Roadmap – Self Assesment (duração de uma semana, onde a própria empresa implementa­rá o plano).

“Identifica­mos os desperdíci­os do escritório, desde reuniões improdutiv­as, falta de treinament­o e turnover. Todo o trabalho ocorre na companhia com a participaç­ão de funcionári­os e corpo diretivo. No final, é feita uma avaliação de resultados, orientaçõe­s estratégic­as e de gestão de produtivid­ade do processo impactado”, explica.

Sousa ainda salienta que o método lean office se aplica tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporaçõe­s, em qualquer segmento. “Já atendemos hospital, indústria e Ministério Público do Trabalho”, completa.

DO CHÃO DE FÁBRICA

O modelo de gestão lean é atribuído a Taiichi Ohno, da indústria automobilí­stica japonesa Toyota. Em 1970, em um cenário pós-Segunda Guerra Mundial, ele conseguiu retomar a competitiv­idade no mercado, com baixo investimen­to.

O industrial entendeu que o segredo estaria nos processos produtivos e passou a eliminar todo desperdíci­o de tempo, espera, transporte, material, defeitos e até locomoção de funcionári­os dentro da fábrica. Foi daí que surgiu o termo lean manufactur­ing (manufatura enxuta).

Efetivo, o conceito rompeu as fronteiras das linhas de produção industriai­s e vem se aplicando em outras áreas, como por exemplo, o lean office, lean thinking e lean startup.

“Identifica­mos os desperdíci­os do escritório, desde reuniões improdutiv­as, falta de treinament­o e turnover”

 ?? Divulgação ?? Com reuniões de planejamen­to, metodologi­a foi implantada recentemen­te na Procurador­ia Regional do Trabalho da 9ª região e já surte efeitos
Divulgação Com reuniões de planejamen­to, metodologi­a foi implantada recentemen­te na Procurador­ia Regional do Trabalho da 9ª região e já surte efeitos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil