Folha de Londrina

As boas-vindas ao novo arcebispo de Londrina

Posse de dom Geremias é celebrada por milhares de fiéis e acende na Igreja Católica a expectativ­a de trabalhar intensamen­te as Santas Missões Populares

- Micaela Orikasa Reportagem Local geral@folhadelon­drina.com.br

Oministéri­o apostólico de dom Geremias Steinmetz, 52, começou oficialmen­te na tarde de sábado (12), sob os olhares emocionado­s de mais de quatro mil fiéis. Para dar as boasvindas ao novo arcebispo de Londrina, foi realizada uma celebração eucarístic­a na Catedral Metropolit­ana com a presença de autoridade­s civis e religiosas, além de caravanas de fiéis de várias cidades, incluindo Paranavaí (Noroeste), onde esteve à frente da Diocese durante seis anos. “Agora chegou a hora”, disse dom Geremias, momentos antes da missa, explicando que os últimos dois meses foram de muita oração e estudos.

Se colocando aberto ao diálogo, o arcebispo assume no início da Semana da Família e em plena preparação para o 14º Interclesi­al das Cebs (Comunidade­s Eclesiais de Base do Brasil). O evento acontecerá em Londrina, em janeiro de 2018. “Essa é uma agenda que o Brasil se volta para ela, pois é um momento importante para discutir a missão da Igreja e suas grandes questões”, diz, reforçando que sua intenção depois é trabalhar intensamen­te nas santas missões populares. “Elas já estão acontecend­o e gerando uma vida nova na arquidioce­se.”

Dom Geremias também enfatiza o desejo de trabalhar mais perto com as lideranças. “Nesse quesito, percebo que a arquidioce­se tem uma grande caminhada. Já percebi aqui leigos muito bem preparados, com conhecimen­to nas questões da Igreja. Particular­mente, trago no coração a vontade de trazer para Londrina, como já foi feito com certeza em outros tempos, o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo, e fazer com que nossas lideranças consigam acompanhar esse pensamento”, afirma.

O novo arcebispo fez questão também de dizer que está assumindo uma grande responsabi­lidade, o que vai significar muito trabalho, reflexão, oração e síntese das grandes questões teológicas. “Tenho certeza que Deus nos dando saúde, disposição para o trabalho não nos falta”, completa.

Esse entusiasmo é inclusive, uma caracterís­tica apontada por dom Orlando Brandes, que esteve à frente da Arquidioce­se de Londrina de 2006 a 2016 e atualmente é arcebispo de Aparecida. “A escolha de Dom Geremias é muito feliz, pois é uma pessoa com experiênci­a pastoral, que sabe unir mística e missão e vem de uma família muito religiosa”, diz.

A nomeação de dom Geremias foi relativame­nte rápida, em cerca de seis meses. Durante este período, o administra­dor apostólico Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio, zelou pela arquidioce­se. “Foi uma experiênci­a muito boa. Contei com muito apoio e acolhida de toda a comunidade e agora acredito no bom trabalho de dom Geremias. Ele é jovem, muito

FÉ E CONSCIÊNCI­A

O amor ao próximo é um traço que vem desde a infância e foi revelado por sua mãe, Ana Maria Bieger Steinmetz, 83. “Ele sempre foi uma alegria para a família”, conta ela, que foi catequista durante 30 anos.

Cerca de 70 familiares estiveram na celebração. A irmã de dom Geremias, Celia Maria Steinmetz, da Congregaçã­o das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, estava bastante emocionada. Ela disse que o irmão sempre foi muito prestativo e ligado à família. “Se a Igreja está dando essa missão a ele é porque ele tem todas as condições. Percebo nele uma grande responsabi­lidade de fé e consciênci­a”, completa.

Na celebração, após a leitura do decreto de nomeação, dom Orlando e dom Manoel João Francisco passaram para as mãos do novo arcebispo o báculo, símbolo do serviço pastoral, ponto alto da cerimônia de posse.

dinâmico e tem um grande zelo pelos pobres”, comenta, destacando a atuação do arcebispo na Cáritas Paraná. JORNADA

Nascido em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina (Sudoeste), dom Geremais Steinmetz entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey aos 12 anos. Em 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre.

Ao longo dos anos, foi vigário paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia. Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma e foi nomeado bispo em março de 2011, assumindo a Diocese de Paranavaí. Também foi eleito vicepresid­ente do Regional Sul 2 da CNBB e bispo referencia­l da Cáritas Regional.

 ?? Saulo Ohara ?? Dom Geremias recebe o báculo de dom Manoel: “Trago no coração a vontade de trazer para Londrina o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo”
Saulo Ohara Dom Geremias recebe o báculo de dom Manoel: “Trago no coração a vontade de trazer para Londrina o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil