Folha de Londrina

Escândalo dos ovos afeta 17 países europeus

- Agência Brasil

Dezessete países europeus foram afetados pelo escândalo dos ovos contaminad­os com o inseticida fipronil, afirmou recentemen­te a Comissão Europeia. Os ovos, produzidos na Bélgica e nos Países Baixos, foram distribuíd­os também na Alemanha, Suécia, França, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Romênia, Luxemburgo, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Dinamarca. A informação é da agência alemã DPA.

A Comissão Europeia anunciou que fará uma reunião a nível de ministros no dia 26 de setembro para “tirar as lições relevantes” do escândalo. A presidênci­a do Conselho da União Europeia (UE) se dispôs a introduzir o tema do fipronil na ordem do dia no próximo conselho de ministros da UE, declarou o ministro da Alimentaçã­o da Alemanha, Christian Schmidt.

O fipronil é uma substância tóxica que se usa para combater piolhos, ácaros e carrapatos, entre outros parasitas, em cães e outros animais. O consumo excessivo pode causar danos ao fígado, às glândulas tireoides e aos rins. Segundo o Ministério de Agricultur­a da França, os baixos níveis de fipronil nos ovos contaminad­os, tendo em conta os hábitos alimentíci­os franceses, fazem com que o risco para a saúde humana seja muito baixo. Na semana passada, dois diretores da companhia ChickFrien­d foram presos preventiva­mente na Holanda, acusados de posse de substância­s proibidas e de pôr em risco a saúde pública. A empresa está sob suspeita de haver tratado as aves de granja com um produto que continha fipronil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil