Folha de Londrina

Sindicatos definem ações contra salários congelados

- Gilmara Santos Folhapress

O Fonacate (Forum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) vai discutir, em reunião que será realizada nesta terça-feira (15), ações contra a intenção do governo de congelar do reajuste salarial de algumas categorias do funcionali­smo público e de limitar o salário inicial de novos servidores a R$ 5.000. “O comando nacional de mobilizaçã­o definirá o encaminham­ento que será dado contra essas medidas em reunião que será realizada amanhã [terça] no Fonacate”, diz o presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Carlos Silva.

O presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Claudio Damasceno, comenta que a entidade não descarta nenhuma medida, mas que vai esperar a reunião para que haja uma decisão conjunta das diversas categorias que compõem o Fonacate. Medidas judiciais estão sendo estudadas por algumas entidades, conforme explica o presidente do Sindirecei­ta (Sindicato Nacional dos Analistas Tributário­s da Receita Federal), Geraldo Seixas.

“Entendemos que judicialme­nte essa questão do adiamento do reajuste será resolvida, porque há decisões do próprio STF [Supremo Tribunal Federal], que consideram que não é possível mexer em direitos adquiridos”, comenta Seixas ao afirmar que a entidade analisa as decisões do Supremo neste sentido para definir quais ações serão tomadas, caso se confirme que o reajuste dos servidores será adiado. “Vamos intensific­ar nossa mobilizaçã­o e, para isso, pretendemo­s envolver também os servidores estaduais e municipais nesta luta”, diz a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituiçõ­es de Ensino Superior, Eblin Farage.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil