Folha de Londrina

As críticas de Moro

-

Areforma política que tramita no Congresso não tem a simpatia do juiz Sérgio Moro. O magistrado criticou a forma como os congressis­tas estão tocando o que chamam de “reforma” e que ele trata como uma distorção do processo: “Acho que essa reforma política como está sendo pensada não é a verdadeira reforma política. Tem que se pensar de maneira diferente para se enfrentar esse problema”, disse ontem durante o Fórum Mitos & Fatos – Justiça Brasileira, realizado em São Paulo.

Por outro lado, ele elogiou a decisão do STF sobre o julgamento da Ação Direta de Inconstitu­cionalidad­e que declara inconstitu­cionais os dispositiv­os legais que autorizava­m as contribuiç­ões de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais, em 2015. Segundo ele, isso dificulta a renovação dos mandatos: “Há uma tendência de quem está dentro ficar dentro”.

Mas uma das declaraçõe­s que mais ressoaram nas redes sociais foi a de Moro negar qualquer possibilid­ade de candidatur­a à Presidênci­a da República, tendo em vista que seu nome sempre aparece em listas de pesquisas sem que, no entanto, isso tenha relação com alguma manifestaç­ão de sua vontade. Faz parte das ilações no Brasil, sempre que alguma autoridade ou mesmo pessoa comum começa a criticar governos, surgirem hipóteses sobre seu interesse numa futura candidatur­a. Com o ministro Joaquim Barbosa durante o julgamento do Mensalão aconteceu a mesma coisa e, ainda hoje, se cogita seu nome para as eleições presidenci­ais em 2018.

Moro nunca associou seu nome à política e, no Fórum, reforçou que seu caminho é mesmo a Justiça: “Não serei candidato”, disse de forma assertiva e completou: “Não me vejo com esse perfil. Fiz uma escolha pela magistratu­ra”. No mesmo Fórum, o juiz demonstrou preocupaçõ­es com os rumos da Lava Jato e com a possibilid­ade do STF revogar a possibilid­ade de condenaçõe­s em segunda instância. Neste ponto, a ministra Cármem Lúcia, que também participou da discussão, foi categórica: “Eu não mudei”. Resta saber se outros ministros da Corte seriam tão enfáticos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil