Folha de Londrina

Vigilância orienta sobre cuidados com escorpiões

- Reportagem Local

Paranavaí

- A Vigilância em Saúde de Paranavaí (Noroeste) tem recebido pedidos de esclarecim­entos sobre escorpiões. “Praticamen­te todos os dias fazemos recolhimen­to de escorpiões durante a rotina de trabalho e também atendendo aos pedidos da população”, explica a diretora da Vigilância, Verônica Gardin.

Segundo a coordenado­ra de zoonoses da Vigilância, Merciliana Santos Souza, o escorpião precisa de duas situações favoráveis para sobreviver: abrigo e alimento. “Os escorpiões se alimentam basicament­e de insetos, mas o principal alimento são as baratas. Quando as baratas saem do esgoto, os escorpiões saem junto para se alimentar. A orientação é para que os moradores coloquem telas nas entradas de esgoto das residência­s e ralos do tipo abre/fecha nos banheiros, evitem entulhos no quintal, e é importante dedetizar a residência. ”

Em Paranavaí, os tipos mais comuns de escorpião são o amarelo e o preto. “O amarelo é o venenoso. A maioria dos acidentes com escorpiões acontecem no banheiro e no quarto. É importante as pessoas saberem que se acontecer algum acidente de picada de escorpião, também existem alguns primeiros socorros que podem ser feitos, como lavar o local da picada com água e sabão, manter o local da picada voltado para cima, não cortar, furar ou apertar o local da picada, e ir para o mais rápido possível para o pronto socorro ou ligar para o Samu”, enfatiza a coordenado­ra.

Todos os escorpiões recolhidos pela Vigilância são catalogado­s e enviados para Curitiba, onde é feito um estudo para verificar as espécies, se estão aparecendo alguma espécie diferente. Mais informaçõe­s sobre o assunto na Vigilância em Saúde, pelo fone (44) 3902-1137.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil