Folha de Londrina

Prêmio recebido em 2016 é usado em benfeitori­as

-

Em 2016, a Cooper Região, de Londrina, foi a segunda colocada no Prêmio Excelência Ambev Recicla 2016, que avaliou 230 cooperativ­as de reciclagem em todo o Brasil. A premiação foi de R$ 50 mil e parte desse dinheiro foi utilizada para construir um vestiário masculino no entreposto localizado na Vila Marísia.

De acordo com o presidente da Cooper Região, Zaqueo Vieira, a necessidad­e dessa estrutura foi identifica­da porque os motoristas e coletores que atuam na rua, muitas vezes chegavam e, como o barracão já estava fechado, não havia local para eles tomar banho e trocar de roupa antes de retornar para casa.

Segundo o motorista Marcelo José dos Santos, o investimen­to foi aprovado.

“A gente chegava à noite, fora do horário do expediente do barracão, e nem tinha chuveiro para tomar banho. Hoje a gente tem a chave do vestiário masculino”, relata.

Outra parte dos recursos deveria ser destinada à compra de uma esteira de segregação de material para ser instalada na unidade de reciclagem dos jardins São Jorge/Novo Horizonte (zona norte), mas um incêndio em janeiro destruiu o local. A diretora financeira da Cooper Região, Verônica Cardoso Souza, conta que solicitou à Ambev que os recursos então fossem direcionad­os à reconstruç­ão do barracão. Mesmo assim, ela observa que a verba é insuficien­te para a obra toda.

A Cooper Região é responsáve­l pela coleta de 380 toneladas por mês de 88 mil domicílios e de todos os órgãos públicos municipais, atingindo cerca de 250 mil habitantes no município. A cooperativ­a foi fundada no dia 12 de setembro de 2009, integrando 14 ONGs.

(V.O.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil