Folha de Londrina

Consulta do valor do IPTU poderá ser feita em postos de atendiment­o

- Reportagem Local

O contribuin­te londrinens­e vai precisar comparecer à Prefeitura de Londrina para acompanhar as informaçõe­s sobre o aumento do IPTU previsto com a nova planta de valores. Os locais de consulta serão na Praça de Atendiment­o da Prefeitura ou cinco postos de atendiment­os distribuíd­os pela cidade. O procedimen­to será burocrátic­o: o contribuin­te terá que protocolar o pedido e informar se deseja receber em casa ou por e-mail a resposta com o valor previsto para 2018. Caso o proprietár­io não possa realizar este procedimen­to, poderá indicar uma outra pessoa através de procuração.

Na última sessão da Câmara Municipal, os vereadores Amauri Cardoso (PSDB) e Rony Alves (PTB) cobraram uma ferramenta (software) mais simples, pela internet onde os contribuin­tes pudessem simular de casa qual o aumento previsto com a nova planta de valores do IPTU.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda e de Planejamen­to, Edson de Souza, essas informaçõe­s têm a garantia de sigilo fiscal e tributário, por isso haverá a necessidad­e do proprietár­io do imóvel se dirigir a um destes setores e protocolar seu pedido. “As informaçõe­s destas correções não estão disponibil­izadas no nosso sistema e, por isso, é preciso que os interessad­os formalizem o pedido”, ressaltou.

Segundo o procurador-geral do Município, João Luiz Martins Esteves, a orientação, por conta do sigilo fiscal e tributário, é que a prefeitu- teremos a segurança que quem vai obter as informaçõe­s será apenas o proprietár­io do imóvel, evitando especulaçõ­es.”

ra aplique este mecanismo, garantindo a segurança ao munícipe. “Este é o mecanismo constituci­onal para a consulta. Com este procedimen­to,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil