Folha de Londrina

TRE propõe fechamento de apenas 16 zonas eleitorais no Paraná

Medida alternativ­a que será sugerida nesta quinta ao TSE tenta evitar a extinção de 83 das 206 zonas eleitorais no Estado previstas em resolução

- Guilherme Marconi Reportagem Local

OTRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná vai protocolar nesta quinta-feira (17), em Brasília, um documento com proposta alternativ­a para fechamento de apenas 16 zonas eleitorais. A medida é uma tentativa de evitar a extinção de 83 das 206 zonas eleitorais do Estado prevista com a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Londrina, quatro das sete zonas seriam extintas com a proposição original.

“Não temos como dimensiona­r esse impacto agora, só iremos sentir no período eleitoral (2018)”, disse o diretor do Fórum Eleitoral de Londrina, Luiz Eduardo Asperti Nardi, ao elogiar o empenho do TRE de tentar “preservar” ao menos uma zona eleitoral.

Londrina, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, ficaria com a nova proposta com quatro cartórios para atender cerca de 370 mil eleitores, incluindo Tamarana. A resolução do TSE prevê a necessidad­e de uma zona eleitoral para cada 100 mil eleitores.

Outras 26 municípios vão precisar fazer remanejame­ntos. Sabáudia (Região Metropolit­ana de Londrina) passa para a 61ª ZE de Arapongas. São Pedro do Ivaí (Noroeste) vai para 132ª ZE de São João do Ivaí. Na nova proposta do TRE, Curitiba não perderia sua estrutura.

Para os eleitores, esse novo remanejame­nto e extinção de 16 zonas eleitorais não muda nada, segundo o TRE. Neste primeiro momento não será preciso fazer troca de título e os locais de votação e sessões permanecem os mesmos para o pleito de 2018.

MOBILIZAÇíO Nos últimos dois meses várias audiências públicas foram realizadas no Paraná com a presença de políticos, juízes e servidores da Justiça Eleitoral com discurso único contra a extinção de zonas eleitorais. “Os prejuízos podem aparecer no combate às fraudes e crimes eleitorais. Promotores e juízes perto dos eleitores asseguram a legitimida­de ao voto e preservaçã­o da democracia”, reforçou o magistrado.

Em Brasília, o documento será entregue ao presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes pelo desembarga­dor Alberto Xisto Pereira, presidente do TRE.

Segundo o TSE, o rezoneamen­to tem como objetivos aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, com foco na qualidade do atendiment­o ao eleitor brasileiro. A economia prevista é R$ 74 milhões.

Promotores e juízes perto dos eleitores asseguram a legitimida­de ao voto e da democracia”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil