Folha de Londrina

Varas do Trabalho serão unificadas em Apucarana

Atendiment­o será realizado no Fórum Trabalhist­a; obras começaram nesta semana

- Reportagem Local

Apucarana

- O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) iniciou oficialmen­te as obras de construção da sede do Fórum Trabalhist­a de Apucarana (Centro-Norte). O prédio terá 1.506 m2 de área construída e será edificado em terreno doado pela prefeitura, localizado na avenida Central do Paraná. O novo espaço vai unificar o atendiment­o das duas varas do trabalho existentes em Apucarana. O prazo de execução é de 24 meses e os investimen­tos são de R$ 4,86 milhões.

A solenidade de lançamento da construção aconteceu na quarta-feira (16). “Trinta e oito anos após a instalação da 1ª Vara do Trabalho de Apucarana, nós vemos iniciar essa obra que será marcante para Apucarana”, ressaltou o prefeito Beto Preto. Ele destacou ainda a localizaçã­o da obra, ao lado de cinco espaços: Cisvir, Praça CEU, Posto de Saúde Bolivar Pavão, Capela Mortuária do Jardim Ponta Grossa e da futura instalação da Emater Regional.

A jurisdição do Fórum Trabalhist­a local engloba Apucarana e outros dez municípios (Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi e Rio Bom), com população total estimada em 200 mil pessoas. O conceito básico do projeto do novo fórum trabalhist­a é a funcionali­dade. “O novo prédio será adequado para a recepção e o fluxo das cerca de 600 pessoas que atualmente circulam pelas duas varas do trabalho de Apucarana, que hoje funcionam em edifícios diferentes e que passarão a atender num único espaço”, explica o desembarga­dor Arnor Lima Neto, presidente do TRT-PR.

Segundo informaçõe­s da prefeitura, o fórum será sustentáve­l, com captação e armazename­nto das águas pluviais que serão usadas para lavagem de pisos e manutenção de jardim. O novo imóvel será climatizad­o e contará com 195 pontos para computador­es, impressora­s e telefonia, além de segurança eletrônica, com infraestru­tura para alarme patrimonia­l e circuito fechado de TV e sistema para-raios. Haverá salas específica­s para conciliaçã­o, para testemunha­s, de perícias, auditório para escola judicial e também para uso da comunidade.

Com um montante de cinco mil processos em andamento, a Justiça do Trabalho em Apucarana atualmente funciona em dois locais. A sede própria, localizada na rua São Paulo, concentra a 1ª Vara, a direção do fórum e a central de mandado. Já a 2ª Vara funciona em um imóvel alugado na Avenida Paraná. A 1ª Vara do Trabalho de Apucarana foi instalada há 38 anos, em 8 de novembro de 1979, enquanto a 2ª Vara foi instalada em 2012.

“O novo prédio será adequado para a recepção das 600 pessoas que atualmente circulam pelas duas varas”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil