Folha de Londrina

Londrina forma plateias

- Célia Musilli Editora da Folha 2

Às vésperas de completar 50 anos, em 2018, o Festival Internacio­nal de Londrina – FILO – mostra que décadas de trabalho ininterrup­to resultaram na formação de um público que se renova com sucessivas gerações.

Nesta 49ª edição, a exemplo de outras, o público tem lotado as sessões que ocupam vários espaços culturais da cidade, além das ruas. Até aqui, num levantamen­to parcial feito na quarta-feira (16) pela assessoria de imprensa do FILO, a pedido da Folha 2, foram vendidos 11 mil ingressos para espetáculo­s que trazem a Londrina diferentes linguagens: do teatro de bonecos a clássicos como “‘Hamlet”, da Armazém Companhia de Teatro (RJ), que abriu o festival no dia 11. Ainda não há uma avaliação de público para os espetáculo­s de rua.

Pessoas da região que vêm ao festival às vezes perguntam a que se deve um público tão participan­te, a resposta certamente passa pela continuida­de do festival em quase cinco décadas e à seleção de espetáculo­s por curadorias que levam em conta a qualidade das montagens nacionais e internacio­nais em cartaz, com isso a cidade formou um público que também conhece teatro.

Um fator que pode servir para uma avaliação deste tipo talvez seja também o fato da cidade contar com o curso de Artes Cênicas da UEL. Sob o ponto de vista da excelência técnica e da formação dos professore­s – alguns egressos de carreiras artísticas consolidad­as – o curso ajuda a formar cabeças e renovar plateias.

Nos teatros nota-se que há um público cativo, acima de 40 anos, e uma grande frequência de gerações mais novas que têm entre 20 e 30 anos, a maioria universitá­rios. Além disso, o público infantil também está presente no evento assistindo a espetáculo­s voltados à sua idade, o que indica que em Londrina se assiste a teatro “desde criancinha.” Até aqui, um terço da edição do FILO 2017 já aconteceu, agora muitas companhias internacio­nais começam a se apresentar. Ainda resta uma semana e meia de emoção e técnica, formação e informação, condições que dão a Londrina um reconhecid­o perfil de “cidade cultural.”

 ?? Fotos: Milton Dória/ Divulgação ?? Teatro Ouro Verde na estreia de ‘Hamlet’; um dos grandes públicos do festival
Fotos: Milton Dória/ Divulgação Teatro Ouro Verde na estreia de ‘Hamlet’; um dos grandes públicos do festival
 ??  ?? Durante o FILO toda a cidade é tomada pelo espírito do teatro
Durante o FILO toda a cidade é tomada pelo espírito do teatro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil