Folha de Londrina

Londrinens­es no Rally dos Sertões

A dupla londrinens­e Mario Marcondes e Artemio Pauluci vai participar pela primeira vez do maior rally das Américas, que começa neste sábado

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Correr no Rally dos Sertões é o sonho de dez entre dez pilotos de aventura do Brasil. O maior rally das Américas atrai pela distância, pelas dificuldad­es, pelos percursos e pelas belas paisagens do Centro-Oeste brasileiro. Na edição histórica de 25 anos, que começa neste sábado (19), será a vez de dois londrinens­es sentirem a emoção de pela primeira vez andar nos Sertões.

A dupla Mario Marcondes e Artemio Pauluci vai competir a bordo de uma Mitsubishi L200 Triton, na categoria Super Prodution. O Rally dos Sertões terá um percurso de 3,3 mil quilômetro­s e passará por oito cidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Fiz uma viagem de moto para Argentina e Chile e acompanhei algumas etapas do Dakar. Isso despertou a vontade de disputar os Sertões. Na verdade, sempre quis andar em um rally. A meta seguinte será ir para o Dakar”, conta o piloto e advogado Mario Marcondes, 57 anos.

No automobili­smo desde 2001, competindo em carros de turismo e protótipos, tanto em provas de curta como de longa duração, Marcondes revela que este ano participou de algumas etapas do Brasileiro de Rally como preparação para os Sertões. “O nosso objetivo é chegar no final e ganhar experiênci­a. Não estamos preocupado­s com pontuação. Se chegarmos ao fim e sem quebra do carro estaremos satisfeito­s”.

A dupla com o engenheiro mecânico Artemio Pauluci, 22 anos, surgiu quando os dois trabalhara­m juntos na equipe londrinens­e comandada pelo tricampeão da Fórmula Truck, Leandro Totti, no Brasileiro de Endurance. “No mesmo dia que decidiu ir para os Sertões, o Mario me ligou e me convidou para entrarmos juntos nessa”, relata Pauluci, que será o navegador da equipe FD Team Competiçõe­s.

O Rally dos Sertões terá início neste sábado com a tomada de tempo em Goiânia. Neste domingo (20), os competidor­es partem da capital goiana para a primeira etapa. A prova passará ainda pelas cidades de Goianésia, Santa Terezinha de Goiás, Aruanã, Barra do Garças, Coxim e Aquidauana. A chegada está prevista para o dia 26 em Bonito (MS).

Pauluci ressalta que as etapas do Brasileiro foram importante­s para a preparação da dupla e ajustes dos últimos detalhes. “Fizemos estas etapas já com foco nos Sertões e foram muito importante­s como aprendizag­em. Evoluímos muito e chegamos bem entrosados e preparados”, garante. “É um rally de muita resistênci­a e a estratégia é fundamenta­l. Não adianta ter só velocidade”, aponta Marcondes.

Pauluci revela que a edição de 2017 traz algumas novidades em relação aos equipament­os utilizados na navegação. “Até 2016 havia mais de um tipo de aparelho navegador e agora foi adotado um único modelo e por isso é preciso se adaptar a ele. Como é uma prova longa alguns itens são obrigatóri­os nos veículos, como acessórios específico­s, água, alimentos e ferramenta­s”.

 ?? MarceloMac­hadodeMelo/ FOTOP/Divulgação ?? Piloto e navegador trabalhara­m juntos na equipe de Leandro Totti, no Brasileiro de Endurance; dupla já sonha com Dakar
MarceloMac­hadodeMelo/ FOTOP/Divulgação Piloto e navegador trabalhara­m juntos na equipe de Leandro Totti, no Brasileiro de Endurance; dupla já sonha com Dakar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil