Folha de Londrina

Poucos recursos para novos investimen­tos

-

Para o prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, a educação é um dos grandes desafios da administra­ção, especialme­nte a educação infantil. “O Plano Nacional de Educação previa recursos do pré-sal, mas não andou, não aconteceu e você tem que tirar recursos livres porque o que vem do governo federal para a educação e a saúde, vem sem reajustes e quando vêm os reajustes, estes são abaixo da inflação. Então, é um enorme desafio que temos pela frente.”

A segurança, a coleta, o tratamento e a reciclagem do lixo e o desemprego também são preocupaçõ­es para o gestor. “Hoje, 90% do número de servidores públicos estão nas áreas da educação, saúde e assistênci­a social e sobram só 10% para todas as outras atividades. E eu estou falando de uma folha de pagamento de R$ 10 milhões. Então, sobra muito pouco para fazer investimen­tos e manutenção”, justificou o prefeito.

Garcia ressalta que o fato de a cidade estar inserida na Região Metropolit­ana de Londrina traz muitas vantagens para a população de Cambé, como o acesso ao aeroporto e a uma grande rede hospitalar, além de universida­des e atividades de lazer, mas lembrou que Londrina também se beneficia dessa proximidad­e. “Cambé tem na industrial­ização 46% de sua arrecadaçã­o, 40% vêm do comércio e de serviços e cerca de 12% da agricultur­a. Nas décadas de 1960 e 1970, quando a cafeicultu­ra deu sinais de que não resistiria, os moradores foram para a agroindúst­ria. Tem muita gente que vive em Cambé e trabalha em Londrina e viceversa. Tanto Londrina é importante para Cambé quanto Cambé é importante para Londrina. Eu sinto que o cambeense ama a sua cidade, mas se sente honrado de estar ligado a Londrina. Os dois municípios se completam.”

(S.S.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil