Folha de Londrina

AL modifica projeto que autoriza 18 novas centrais hidrelétri­cas

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba – A Assembleia Legislativ­a (AL) do Paraná aprovou ontem, em segunda discussão, a construção de 18 empreendim­entos hidrelétri­cos de geração de energia, espalhados por diversas regiões do Estado. O projeto de lei 209/2017, de autoria do governo do Estado, passou com uma emenda, proposta pela oposição, que assegura o pagamento de “justa indenizaçã­o” aos proprietár­ios das terras atingidas pelas obras. A votação foi por unanimidad­e.

“É uma situação muito positiva, porque garante que os proprietár­ios de terras atingidos pelas construçõe­s das novas centrais hidrelétri­cas, principalm­ente os pequenos, sejam indenizado­s, antes de se conceder as licenças de operação. Isto vai evitar uma série de problemas e conflitos no futuro”, afirmou o líder da bancada, Tadeu Veneri (PT). As novas unidades são Pequenas Centrais Hidrelétri­cas (PCHs), Usina Hidrelétri­ca de Energia (UHE) e Central de Geração Hidrelétri­ca (CGH).

Conforme a mensagem governamen­tal, as centrais serão construída­s em: Itapejara do Oeste e Coronel Vivida; Cruzeiro do Sul e Lobato; Jaguariaív­a; Turvo; Tibagi e Carambeí; Rio Branco do Ivaí; Laranjeira­s do Sul e Marquinhos; Assis Chateaubri­and; Jesuítas; Mangueirin­ha (2); Campo Mourão (2); Marechal Cândido Rondon; São Jorge do Oeste; Clevelândi­a; Araucária e Prudentópo­lis.

Na justificat­iva, o Executivo ressalta que os empreendim­entos previstos na matéria estão sujeitos ao cumpriment­o das normas ambientais, observadas as legislaçõe­s municipal, estadual e federal. “Além de gerar energia, vão gerar mais de R$ 1 bilhão em investimen­tos. São recursos do setor privado. Não tem um centavo do poder público”, contou o líder da situação, Luiz Cláudio Romanelli (PSB). De acordo com ele, após a autorizaçã­o da AL as empresas interessad­as se manifestar­ão e darão início às obras. Não há um prazo certo para que isso ocorra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil