Folha de Londrina

Ditador ordena maior produção de mísseis

- Folhapress

São Paulo - A mídia estatal da Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira (23) que o ditador do país, Kim Jong-Un, ordenou que seja aumentada a produção de motores de foguete e de ogivas de mísseis balísticos interconti­nentais. Em julho, o país realizou testes de mísseis interconti­nentais que colocaram o programa de armamentos de Pyongyang em um novo patamar pelo fato de, em tese, o projétil ter capacidade de atingir os Estados Unidos.

O texto da agência de notícias “KCNA” sobre uma visita de Kim a um instituto químico foi publicado pouco depois de que o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pareceu se mostrar aberto à paz, elogiando o que chamou de recente contenção mostrada pela Coreia do Norte.

Kim foi orientado sobre o processo de produção de pontas de ogivas nucleares para mísseis balísticos interconti­nentais e de motores de foguete de combustí- vel sólido, durante sua visita ao Instituto de Material Químico da Academia de Ciência de Defesa, disse a agência. “Ele instruiu o instituto a produzir mais motores de foguete e ogivas”, afirmou a KNCA.

Apesar de anunciar a continuida­de dos programas nuclear e de mísseis norteameri­cano, a reportagem da KCNA não teve as tradiciona­is e robustas ameaças contra os Estados Unidos. Nesta terça (22), o presidente norte-americano, Donald Trump, expressou otimismo sobre uma possível melhora nas relações entre os dois países. “Eu respeito o fato de que ele está começando a nos respeitar”, disse Trump sobre Kim em um evento em Phoenix, no Arizona, nos EUA. “E talvez - provavelme­nte não, mas talvez - algo positivo possa sair disso.”

“Respeito o fato de que ele está começando a nos respeitar”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil