Folha de Londrina

Acel recebe campeonato nacional de softbol

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

A Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) sedia neste fim de semana o 28º Campeonato Brasileiro de Softbol Interclube­s Aberto. A competição vai reunir 64 clubes de vários estados e mais de mil atletas.

O Brasileirã­o é uma tradição na Acel e um dos maiores eventos de softbol do mundo. O campeonato será disputado em várias categorias, no masculino e no feminino, e terá jogadores de 16 até os 80 anos. No total, serão 250 partidas. A edição deste ano vai homenagear Graciano Yagura, um dos idealizado­res da sede campestre da Acel, que é o maior complexo de beisebol e softbol da América Latina e possui 12 campos oficiais.

“Claro que todos vêm para competir, mas o evento nasceu com o objetivo de confratern­ização e interação entres os amantes do beisebol”, ressaltou um dos organizado­res dos jogos, Celso Hayashi. “No ano passado, o atleta mais idoso a participar foi um jogador de Dourados (MS) de 84 anos. Agora, também não será diferente”.

A competição terá representa­ntes do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Brasília. Entre todas as equipes, 30 são paranaense­s. De acordo com Hayashi, a novidade em 2017 será a participaç­ão da seleção brasileira masculina adulta. “A seleção vai disputar como qualquer outra equipe e estará sujeita a perder também. Será o ponto alto do evento e vai abrilhanta­r a competição”, frisou o coordenado­r.

O Brasileirã­o é uma realização da Acel em parceria com a Federação Paranaense de Beisebol e Softbol. Os jogos começam no sábado (26) às 8h e o encerramen­to acontece na tarde de domingo (27). No sábado à noite, acontece um jantar de confratern­ização entre todos os participan­tes e o cardápio deste ano será costela de fogo de chão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil