Folha de Londrina

Empresas juniores permitem aliar teoria e prática

-

Alunas do curso de engenharia de produção, Amanda Maciel, Eduarda Siqueira, Camila Reis e Mariane Bortolanza atuam na empresa júnior Maximiza com o desenvolvi­mento de projetos para empresas da região, entre elas a Janbonés. Dentre as funções exercidas pelas funcionári­as da empresa júnior estão o planejamen­to de layout, estoque, metodologi­a 5S e recursos humanos. “Às vezes a gente é contratado para um estágio e acaba fazendo tarefas mais fáceis, como providenci­ar fotocópias. Na empresa júnior a gente faz o que um engenheiro de produção faz. Temos mais contato com a nossa área de atuação”, diz Reis.

Siqueira é a mais nova entre as quatro. Está no primeiro do curso e conta que como caloura tinha receio de não conseguir dar conta das atividades, mas com o trabalho na empresa teve a oportunida­de de por em prática as atividades que competem a um engenheiro de produção.

“O engenheiro de produção atua na melhoria dos processos produtivos e o campo de atuação é muito grande. Na Maximiza, os alunos podem levar o saber deles para as empresas e desenvolve­r as suas habilidade­s”, disse o vice-coordenado­r do curso de engenharia de produção, Marco Aurélio Reis dos Santos. “Também temos parceria com o Senai de Arapongas para atuar na indústria moveleira.”

A UFPR em Jandaia do Sul também mantém a Agrivale, empresa júnior na qual trabalham alunos de engenharia agrícola. “A área agrícola é um setor forte no Estado. Aqui na região há várias áreas de atuação, desde a fruticultu­ra e hortaliças, com a agricultur­a familiar, até as grandes lavouras de soja e cana. E só temos três faculdades de engenharia agrícola no Paraná”, destacou o vice-coordenado­r do curso, Maycon Ribeiro. “A agroindúst­ria é muito forte na região. Algumas das maiores cooperativ­as agrícolas estão aqui na região e podem absorver nossos egressos”, comentou o coordenado­r do curso, André Justi.(S.S.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil