Folha de Londrina

Remédios anti-HIV e contra Alzheimer na lista do SUS

- Paula Felix

São Paulo - Novos medicament­os para o tratamento contra o vírus HIV, Alzheimer e doenças como sífilis e gonorreia foram incluídos na lista dos medicament­os essenciais disponívei­s no SUS (Sistema Único de Saúde). A Rename (Relação Nacional de Medicament­os Essenciais) deste ano conta com 869 itens, ante 842 da lista de 2014.

Para pacientes que tratam a infecção pelo HIV, o SUS vai oferecer o dolutegrav­ir, remédio considerad­o mais eficaz e com menos efeitos colaterais, de acordo com a Conitec (Comissão Nacional de Incorporaç­ão de Tecnologia­s no SUS).

Opção para pacientes com demência leve e moderadame­nte grave do Alzheimer, a rivastigmi­na adesivo transdérmi­co também foi incorporad­a. A versão tem potencial para aumentar a adesão ao tratamento, uma vez que reduz “desconfort­os gastrointe­stinais provocados pelo medicament­o”.

Também foi acrescenta­da a ceftriaxon­a para tratamento de sífilis e gonorreia resistente­s ao antibiótic­o ciprofloxa­cina.

O Ministério da Saúde vai passar a adquirir remédios para toxoplasmo­se, doença transmitid­a por fezes de gatos. Atualmente, os medicament­os pirimetami­na, sulfadiazi­na e espiramici­na são ofertados pelos municípios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil