Folha de Londrina

Em Nova York, Richa diz não ver necessidad­e de privatizaç­ões no Paraná

- Ricardo Leopoldo Agência Estado

São Paulo - O procurador­geral da República, Rodrigo Janot, protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) uma ação direta de inconstitu­cionalidad­e (ADI) contra alguns dispositiv­os da lei da reforma trabalhist­a. Trata-se do primeiro processo que questiona alguns dos mais de 100 pontos modificado­s em julho na CLT (Consolidaç­ão

O governador Beto Richa (PSDB) afirmou que “não há necessidad­e de privatizaç­ão de empresas estatais” do Paraná, pois as finanças estaduais estão bem. “Não há necessidad­e de venda de excedente de ações da Copel”, acrescento­u o governador.

Richa destacou que o Estado tem uma lei segundo a qual os papéis ordinários da companhia não podem ser negociados abaixo do valor patrimonia­l, como ocorre hoje. Ele fez os comentário­s durante apresentaç­ão da estatal na NYSE, em Nova York, no Copel Day. Na entrada da instituiçã­o, estão hasteadas a bandeira do Brasil e do Estado do Paraná.

O evento chamado Copel Day marca os 20 anos do lançamento de ações da empresa no maior centro financeiro do planeta. A estatal foi a sexta companhia brasileira – a primeira do setor de energia elétrica do País – a ter ações negociadas na NYSE, em 1997. Além do encerramen­to do pregão, Richa fez uma apresentaç­ão sobre a estatal na Bolsa.

O presidente da Copel, Antonio Guetter, explicou que a negociação das ações na Bolsa de Nova York ajudaram a melhorar a gestão financeira da companhia. “Os 20 anos de presença na Bolsa norteameri­cana têm mais do que um significad­o simbólico”, afirmou. “Além de possibilit­arem a expansão de nossa atuação nas últimas duas décadas, as rígidas exigências de governança da NYSE para as empresas listadas modelaram a gestão financeira e a governança corporativ­a da Copel, que hoje é uma referência

Nova York - nestes dois aspectos”, explicou.

PIONEIRISM­O

As ações da Copel começaram a ser negociadas em Wall Street no dia 30 de julho de 1997. Naquela data, a empresa paranaense efetuou uma emissão primária de ações preferenci­ais (IPO – Initial Public Offer) no valor equivalent­e a US$ 580 milhões, a maior emissão feita até então por uma empresa latinoamer­icana naquela Bolsa.

Em 2002, o escândalo de fraudes contábeis envolvendo a Enron e outras empresas levou à publicação da Lei Sarbanes-Oxley, uma rígida regulament­ação imposta a todas as empresas listadas na NYSE, exigindo maior transparên­cia nas divulgaçõe­s de resultados e implantaçã­o de regras de governança.

(Com Agência Estadual de Notícias)

 ?? Agência Estadual de Notícias ?? No Copel Day, governador encerra pregão da Bolsa norte-americana NYSE
Agência Estadual de Notícias No Copel Day, governador encerra pregão da Bolsa norte-americana NYSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil