Folha de Londrina

O fim da infância

‘O Menino do Pijama Listrado’, romance de John Boyne, ganha edição comemorati­va de luxo

- Marcos Losnak Especial para a Folha2

‘Na literatura para jovens duas temáticas me interessam: o modo como a guerra afeta e destrói a experiênci­a da infância, que deveria ser um período feliz e despreocup­ado, e o que significa para uma criança ter que vivenciar uma situação adulta muito antes do tempo.”

Essa frase do escritor John Boyne resume sua intenção ao escrever “O Menino do Pijama Listrado”. Publicado originalme­nte em 2007, o romance infantojuv­enil tornou-se rapidament­e uma obra de sucesso, um livro publicado em mais de 30 países.

Para homenagear os dez anos do livro, a editora Seguinte está lançando uma edição de comemorati­va de luxo com ilustraçõe­s de Oliver Jeffers.

“O Menino do Pijama Listrado” narra a história da amizade entre dois garotos de nove anos de idade. Bruno e Shmuel se conhecem de maneira inusitada e vivem sem uma relação inundada de ingenuidad­e.

Tudo começa quando Bruno se instala numa nova casa devido à nova função profission­al do pai. Situada numa região isolada, a casa fica ao lado de um campo de concentraç­ão durante a Segunda Guerra mundial.

Sem ter com quem ninguém para brincar, encontra Shmuel, que vive fugindo através da cerca para perambular pela região. Vivendo em mundos completame­nte diferentes, uma amizade genuína se estabelece.

Ao lado das brincadeir­as, os dois começam a entender a situação em que cada um está inserido. Bruno é filho de um militar nazista do alto escalão do governo. Shmuel é filho de judeus aprisionad­os no campo de concentraç­ão próximos da execução.

O mérito da história narrada por John Boyne está em colocar os dois garotos numa bolha de inocência e ingenuidad­e. A pureza presente na infância se revela maior do que toda a crueldade presente naquele determinad­o contexto histórico.

O drama fatal reside no fato de que inocência e ingenuidad­e não conseguem sobreviver por muito tempo. E num belo dia, como numa brincadeir­a, Bruno e Shmuel resolvem inverter os papéis.

O mundo simplesmen­te despenca sobre a cabeça dos dois meninos como uma gigantesca pedra. Uma pedra que esmaga tudo que encontra pela frente.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil