Folha de Londrina

Clowns encerram o FILO

-

Em meio a montagens que retrataram dramas, manifestos políticos e reflexões existencia­is, o riso ganhou espaço na agenda da 49ª edição do Filo (Festival Internacio­nal de Londrina). Dois espetáculo­s protagoniz­ados por palhaços arrancaram gargalhada­s da plateia no fim de semana de encerramen­to do festival: “Inka Clown Show”, encenado pela Cia Circo Rebote (DF), que estreou na sexta (25), na Concha Acústica - e teve mais duas apresentaç­ões no sábado (26) no Zerão, e domingo (27)na Praça Noshinomiy­a - e “Concerto Pour Deux Clowns”,do grupo francês Les Rois Vagabonds, que foi apresentad­o no sábado e no domingo no Teatro Ouro Verde.

Vindos da França, os integrante­s da companhia Les Rois Vagabonds se vestem de clown para atuar como “poetas em ação”. Na concepção do grupo, o nariz vermelho, a cara pintada de branco e os vestidos extravagan­tes servem para desnudá-los e ajudá-los a dar asas para o público percorrer junto com eles um caminho rumo à humanidade perdida.

Em “Concerto Pour Deux Clows”, os palhaços atuam como músicos e no meio do caminho entre a tradição e a inovação apresentam um programa que inclui obras de alguns gênios da música erudita como Vivaldi, Strauss e Bach. Segundo a crítica internacio­nal, a montagem traz uma fusão graciosa entre uma partitura musical de grande intensidad­e e um encanto a ser descoberto. O espetáculo recebeu o prêmio do público do Festival de Avignon Off 2013.

A companhia Les Rois Vagabonds nasceu do encontro entre Julia Moa Caprez e Igor Sellem. Na bagagem eclética do duo, acrobacias, música, dança, teatro gestual e um desejo comum de explorar a arte do clown. Desde 2008, a dupla desenvolve pesquisas de uma linguagem universal, sem palavras.

 ?? Fábio Alcover/ Divulgação ??
Fábio Alcover/ Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil