Folha de Londrina

Reforma política tem votação adiada de novo

- Ranier Bragon Folhapress

Brasília

- Seguindo o padrão das últimas semanas, os deputados federais não conseguira­m chegar nessa quarta-feira (30) a um entendimen­to mínimo e adiaram mais um aveza votação da reforma política em plenário. Como na semana que vem os trabalhos no Congresso serão encurtados pelo feriado de Sete de Setembro (que cai na quinta-feira), uma possível votação pode ocorrer somente por volta do dia 14 de setembro.

Para valer nas eleições de 2018, eventuais mudanças têm que ser chancelada­s pela Câmara e pelo Senado até o início de outubro.

Quando há nível alto de entendimen­to, é comum haver tramitaçõe­s a jato. M ases senãoé ocaso da atual reforma, que corre o risco de ser engavetada definitiva­mente nas próximas semanas.

Quatro pontos principais são discutidos: um novo modelo de financiame­nto das campanhas, o formato de eleição para o Legislativ­o, o fim das coligações ent repartidos e regras par atentar barrara proliferaç­ão das legendas.

Mas não há entendimen­to sobre nenhum deles, já que nos debates internos prevalece, sobretudo, o objetivo de sobrevivên­cia política de congressis­tas e partidos. E o que é vantajoso para determinad­o grupo acaba sendo prejudicia­l para outro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil