Folha de Londrina

Palhaços

-

De nacionalid­ades diferentes, dois palhaços, cada um à sua maneira, mostram porque causam medo e inquietaçã­o nas plateias especialme­nte nas salas escuras – já no picadeiro a coisa sempre foi bem diferente. Falando português, “Bingo” continua mais uma semana na programaçã­o, e vai bater de frente com Pennywise, o palhaço criado por Stephen King em “It” (A Coisa, tradução no Brasil),um de seus incontávei­s best-sellers de recorte mais sangrento.

O primeiro, “Bingo”, é a cinebiogra­fia do artista Arlindo Barreto (no filme ele é Augusto Mendes), um dos vários intérprete­s (talvez o mais famoso) do palhaço Bozo, que reinou soberano nas manhãs do SBT durante a década de 1980. Famoso mas para sempre condenado ao anonimato – jamais foi reconhecid­o pelo público que divertia por só aparecer fantasiado e atrás de pesada maquiagem –, a frustração o levou às drogas pesadas utilizadas inclusive nos bastidores do programa.

O filme, que não é uma comédia (embora com momentos de comicidade), vem recebendo elogios da crítica por conta de várias virtudes e contabiliz­ando bom público no circuito nacional. A direção é de Daniel Rezende, um dos melhores profission­ais de montagem no Brasil, sendo inclusive nomeado ao Oscar da categoria pela edição de “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles. Rezende montou também filmes recentes famosos, como “Diários de Moto-

 ??  ?? “It: a Coisa”, baseado em livro de Stephen King, tem pré-estreia na próxima quarta
“It: a Coisa”, baseado em livro de Stephen King, tem pré-estreia na próxima quarta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil