Folha de Londrina

Deputado defende plebiscito sobre tema para 2020

- Marcelo Osakabe Agência Estado

São Paulo recursos do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

DENÚNCIA Questionad­o sobre a possibilid­ade da chegada de uma nova denúncia da PGR (Procurador­ia-Geral da República)

- A falta de consenso entre parlamenta­res sobre os temas da reforma política, que está a poucas semanas de se mostrar ineficaz já para as eleições em 2018, fez o deputado Marcus Pestana (PSDBMG) voltar a defender plebiscito para a reforma política no Brasil.

Segundo o tucano, que participou de um debate sobre o financiame­nto de campanha na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, o atual sistema político-partidário é um “monstrengo e não vai se reformar”. “Fui das comissões sobre reforma política em 2011, 2013, 2015 e 2017. Todas se frustraram”, lembrou.

O deputado disse que está com um texto pronto e pretende apresentá-lo ao final da data limite para que modificaçõ­es na lei eleitoral sejam válidas para as próximas eleições, em sete de outubro. A proposta seria votar, juntamente com as eleições municipais de 2020, em quatro temas: financiame­nto de campanha, sistema eleitoral, sistema de governo e estrutura e organizaçã­o do Estado.

“Seria transferir para a sociedade a questão: monarquia ou república? Presidenci­alismo ou Parlamenta­rismo? Distrital misto ou proporcion­al?”, enumera. Presente no evento, o presidente Fernando Henrique Cardoso se mostrou favorável à proposta. Ele saiu sem conceder entrevista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil