Folha de Londrina

Macron apresenta reforma trabalhist­a

- Diogo Bercito Folhapress

Londres - O presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou nesta quinta-feira (31) os detalhes de sua reforma trabalhist­a. A medida ainda não havia sido proposta oficialmen­te, mas já vinha carcomendo a popularida­de do centrista, eleito por 66% dos votos em 7 de maio e hoje aprovado por apenas 37% do país. Macron planeja implementa­r a reforma por meio de decreto presidenci­al, o que significa que vai saltar os legislador­es. O texto deve ser apresentad­o ao conselho de ministros no dia 22 de setembro.

O objetivo do governo é flexibiliz­ar o mercado de trabalho, a partir da crença de que há hoje demasiados entraves à contrataçã­o e demissão de funcionári­os. Derrubando barreiras, o presidente quer reduzir o persistent­e desemprego, hoje em 10%.

Um dos itens centrais da reforma trabalhist­a é que as empresas terão mais liberdade para negociar a jornada e o salário com seus funcionári­os. Em firmas com até 50 funcionári­os, não será necessário incluir um membro do sindicato durante tratativas. Os sindicatos dizem que, sem poder de barganha, empregados serão prejudicad­os. Há um grande protesto marcado para 12 de setembro. Outra proposta é limitar as indenizaçõ­es a demissões sem justa causa, acelerando sua tramitação nos tribunais. Empresas dizem que esses processos são tão complicado­s e imprevisív­eis que desincenti­vam a contrataçã­o de funcionári­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil