Folha de Londrina

Vandalismo e inseguranç­a

-

Em Londrina, a exemplo de muitos outros municípios, observa-se um crescente número de casos de vandalismo contra o patrimônio público. O professor de Direito Penal e Processo Penal da Universida­de Estadual de Londrina, Marcos Ticianelli, descarta que o problema esteja na falta de rigor da legislação, que prevê a punição de três anos de detenção. “O artigo não é aplicado por falta de efetivo e possibilid­ade de descobrir os autores. Falta fiscalizaç­ão.”

Além do vandalismo, outra preocupaçã­o recorrente entre os entrevista­dos é a segurança na região do Zerão. Um adolescent­e skatista relata que ele e um grupo de amigos já foram cercados por assaltante­s. “Levaram várias coisas da gente.”

“Faremos uma operação conjunta com a PM para ver se conseguimo­s diminuir isso”, promete o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki. Ele afirma que não possui estatístic­as segmentada­s por localidade­s. “Este ano foram 459 pessoas flagradas praticando delitos pela Guarda Municipal. Em situação de vandalismo foram 21 ocorrência­s, número que consideram­os baixo.”

Segundo o tenente Emerson Castro, porta-voz do 5º Batalhão da PM, a Polícia Militar realiza o policiamen­to ostensivo preventivo em todos lugares. “No caso das praças e dos parques públicos, no caso o Zerão, a PM compartilh­a responsabi­lidades com a Guarda Municipal. A 2° Cia do 5° BPM usualmente aplica as bicicletas e as motociclet­as neste local durante o dia. Já no período noturno o policiamen­to é reforçado com aplicação de viaturas de área, Rotam e Choque”, explica. “Frequentem­ente abordagens são realizadas e o resultado tem sido prisões de homens com mandados de prisão, apreensão de adolescent­es e também de drogas.”

(V.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil