Folha de Londrina

Ibovespa encerra agosto com alta de 7,46%

-

Mercado fecha o dia em baixa

O Índice Bovespa teve nesta quinta-feira (31), mais uma sessão de leve correção, que não compromete­u o bom resultado acumulado em agosto. A despeito da alta do petróleo e das bolsas da Europa e Estados Unidos, o índice alternou sinais ao longo do dia e fechou em baixa de 0,07%, aos 70.835,05 pontos. Ainda assim, terminou o mês com ganho de 7,46%, maior porcentual mensal do ano. “A despeito dos dados negativos da economia, o resultado positivo em agosto mostra que prevaleceu uma aposta do mercado de que o governo vai conseguir minimament­e conduzir a economia para um ambiente mais saudável”, disse Alvaro Bandeira, economista da Modalmais.

Setor financeiro puxou queda

Segundo o economista, o mercado deixou de reagir a dados negativos da economia e passou a valorizar questões ligadas ao ajuste fiscal, como a TLP (Taxa de Longo Prazo) ou a revisão das metas.

Durante a sessão desta quinta, a disparada dos preços do petróleo nos mercados futuros internacio­nais refletiu diretament­e nas ações da Petrobras. Petrobras ON e PN subiram 0,65% (ON) e 1,49% (PN). Ainda no setor de commoditie­s, destaque para Vale ON, que avançou 2,15%. Em queda pelo segundo dia consecutiv­o, Itaú Unibanco PN (-1,27%), Banco do Brasil ON (-1,51%) e Bradesco ON (-1,16%) contribuír­am de forma decisiva para a queda do indicador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil