Folha de Londrina

VÔLEI PARA O FUTURO -

Campeões com a seleção brasileira de voleibol, dupla tem o objetivo de atender público entre 10 e 19 anos em até quatro polos em Londrina

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Giba e Elisângela, medalhista­s olímpicos nascidos em Londrina, lançaram ontem na cidade o projeto “Formando Campeões”. A iniciativa, que será voltada primeirame­nte ao atendiment­o social e depois terá foco no esporte de alto rendimento, tem como público-alvo jovens entre dez e 19 anos de idade.

Os medalhista­s olímpicos de vôlei Giba e Elisângela lançaram nesta quarta-feira (6), em Londrina, o projeto “Formando Campeões”. O programa tem como objetivo atender 500 crianças, adolescent­es e jovens entre 10 e 19 anos em quatro polos. Inicialmen­te, o projeto vai funcionar com duas unidades: no Complexo Esportivo do Maria Cecília, zona norte, e no Colégio Estadual Vicente Rijo, na região central.

Revelada no Londrina Country Club, Elisângela contou que este projeto de formação esportiva e social é a realização de um sonho, que surgiu ainda quando era jogadora e começou a ser concretiza­do há dois anos. “É uma forma de retribuir tudo aquilo que o vôlei me deu. Queremos cuidar primeiro do lado social e depois partir para o alto rendimento”, afirmou a campeã pan-americana e medalhista de bronze na Olimpíada de Sidney (2000).

A londrinens­e revelou que o “Formando Campeões” começa apenas com recursos do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Programas Esportivos) da FEL (Fundação de Esportes de Londrina). O próximo passo é buscar recursos no Ministério do Esporte e junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescent­e (CMDCA). “Há uma carência muito grande de projetos sociais na cidade. Vamos começar atendendo entre 150 e 200 crianças e já apresentam­os o nosso projeto para várias empresas, que podem ser nossas parceiras através da lei de incentivo”, apontou.

Para ainda dar mais visibilida­de ao trabalho, Elisângela convidou o seu amigo e conterrâne­o Giba, que vai agregar ao programa o Projeto Gibinha, uma iniciativa do campeão olímpico que leva a atividade física como uma forma de combater a obesidade infantil. Atualmente, há dois polos em Araucária e Matão (SP), onde são atendidas crianças de seis a 15 anos.

“O meu projeto não visa o rendimento, mas a saúde. Quando a Lili (Elisângela) me convidou percebi que podíamos unir as duas ações. Com certeza aqueles que mostrarem aptidão no meu projeto serão trazidos para cá”, frisou o octacampeã­o da Liga Mundial. “Sinto muito orgulho em ser londrinens­e e ainda mais feliz em saber que a cidade rece- beu de braços abertos um projeto como este”.

O “Formando Campeões” será administra­do pela Associação Desportiva Pro Sport (Adeps) e contará com vários treinadore­s e professore­s de Londrina, além de uma equipe multidisci­plinar. José Marcos Medeiros, 17 anos, joga vôlei de areia há dois anos no aterro do lago Igapó e agora terá a oportunida­de de jogar pela primeira vez na quadra. “Acredito que muita coisa que uso na areia vou poder colocar em prática na quadra. Será uma grande oportunida­de e abre uma nova possibilid­ade para o futuro”, afirmou o morador do conjunto Cabo Frio, na zona norte.

O projeto londrinens­e vai contar com vários atletas de Telêmaco Borba, que participav­am de um programa de formação na cidade dos Campos Gerais e que acabou sendo extinto por falta de recursos. “Acredito que aqui teremos mais estrutura e condições para melhorar o nível do jogo. E estar em um projeto da Elisângela e do Giba nos inspira muito por tudo aquilo que eles conseguira­m na carreira”, contou Candra Patino, 15 anos. reformado.

Haverá também a construção de uma quadra de areia para futebol e outra para voleibol, além de uma mini pista de atletismo para a iniciação esportiva. As piscinas estão sendo utilizadas para aulas de natação e hidroginás­tica.

“O que nós queremos é trazer visibilida­de para o Maria Cecília. Por isso este projeto da Elisângela é fundamenta­l, assim como as outras atividades que estamos trazendo para cá. Queremos com estas ações trazer toda a comunidade da região aqui para dentro e com isso vamos conseguir conservar este espaço também”, comentou o presidente da FEL, Fernando Madureira.

Queremos cuidar primeiro do lado social e depois partir para o alto rendimento”

REINAUGURA­ÇÃO O lançamento do “Formando Campeões” foi também o palco para a reinaugura­ção do Centro Esportivo do Maria Cecília. De acordo com a FEL, foram feitas melhorias no ginásio, nos banheiros e o campo de futebol suíço ainda está sendo

 ?? Roberto Custódio ??
Roberto Custódio
 ?? Roberto Custódio ?? “Formando Campeões” irá atender população da zona norte no Centro Esportivo do Maria Cecília, que foi reaberto na quarta-feira
Roberto Custódio “Formando Campeões” irá atender população da zona norte no Centro Esportivo do Maria Cecília, que foi reaberto na quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil