Folha de Londrina

Salvar o Belém

-

No disparo, uma campanha para despoluir o Rio Belém, o mais curitibano dos cursos d’água da praça. Já não se trata daqueles desfiles de jovens que plantam árvores ou que vão até a sua cabeceira nos olhos d’água na Barreirinh­a. Fala-se agora num plano até 2040 para tirar todos os mínimos vestígios de degradação ao longo do seu curso. E isso se poderia fazer simplesmen­te obrigando a ligação dos domicílios à rede de esgotos com o funcioname­nto efetivo do convênio entre prefeitura e Sanepar, hoje com governos politicame­nte simétricos, impedindo a rotina do crime ambiental do lançamento de rejeitos diretament­e no rio.

Até bem pouco tempo atrás, embora os ambientali­stas nada reclamasse­m, o esgoto do Centro Cívico das nossas ínclitas autoridade­s era lançado no rio, uma vergonha para quem vivia posando de modelo em escala até internacio­nal. Não dá para suportar a mentira estatístic­a quando se fala na questão do esgoto e seu tratamento e o percentual respectivo de sua rede que ignora a ação clandestin­a referida.

Fez-se muita festa sobre Curitiba com seus parques que na verdade controlara­m a vazão dos seus rios. Todavia, ninguém ignora a podridão das águas, cuja degradação é oculta em parte pelas barragens que retêm os sedimentos de fundo como se dá nos parques São Lourenço com o Belém e o Barigui, dos mais importante­s da cidade. No governo José Richa, a empresa Trombini inaugurou no Barigui das Mercês um sistema moderno de tratamento de efluentes no qual um técnico detectou sinais de metais pesados nas águas, provavelme­nte decorrente de ações curiosas com mercúrio em suas áreas mais distantes em Almirante Tamandaré. Por sinal que, ao longo da bacia do Iguaçu, nas represas, em espécimes de fundo, houve registro de mercúrio nas vísceras. Quando se fala em revitaliza­r o Iguaçu, do qual o Belém é um singelo contribuin­te, já se imagina uma utopia. Se sanear o Belém iria até 2040, imagine-se como fazê-lo com o Iguaçu tão agredido desde sua cabeceira, embora a imponência de sua foz com as cataratas que nestes dias esteve apinhada de turistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil