Folha de Londrina

Forte terremoto atinge o México e ao menos 58 morrem

- Folhapress

São Paulo -

Um terremoto de 8,1 graus de magnitude na costa do Pacífico mexicano, o maior em cem anos, deixou pelo menos 58 mortos nos Estados de Oaxaca, Tabasco e Chiapas durante a madrugada desta sexta-feira (8) e foi sentido em grande parte do território, incluindo a capital.

O terremoto aconteceu às 23h49 locais (1h49 de Brasília, sexta-feira). De acordo com o Geological Survey, serviço geológico dos EUA, o sismo de 8,1 de magnitude teve seu epicentro no Pacífico, 87 km a sudoeste da cidade de Pijijiapan (Chiapas), a uma profundida­de de 69 km.

As mortes acontecera­m nos Estados de Oaxaca, Chiapas e Tabasco. De acordo com o diretor da agência de proteção civil mexicana, Luis Felipe Puentes, 45 pessoas morreram em Oaxaca, dez em Chiapas e três em Tabasco.

Não há registro de brasileiro­s entre as vítimas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, que está acompanhan­do a situação por meio do Consulado-Geral do Brasil no México.

A cidade de Juchitán, no Estado de Oaxaca, próxima do epicentro, foi especialme­nte atingida, e seções da prefeitura, um hotel, um bar e outros edifícios foram reduzidos a escombros. “A situação em Juchitán é crítica; este é o momento mais terrível de nossa história”, disse a prefeita Gloria Sánchez, depois do longo terremoto, que também abalou a Guatemala e El Salvador.

As aulas foram suspensas em vários Estados, incluindo a capital, para uma revisão estrutural das escolas. Milhares de moradores da Cidade do México saíram de suas casas quando receberam o alerta sísmico, que avisa a população um minuto antes de um tremor.

A capital e sua região metropolit­ana, com mais de 20 milhões de habitantes, não registrara­m muitos problemas, no entanto, e os transporte­s públicos seguiram com funcioname­nto normal. O aeroporto internacio­nal suspendeu momentanea­mente algumas operações.

Especialis­tas explicaram que o terremoto não foi sentido na Cidade do México da mesma maneira que outros de menor intensidad­e porque o epicentro está a 800 km da capital, que é afetada sobretudo por tremores registrado­s na costa de Guerrero, a 400 km.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil