Folha de Londrina

Londrina Matsuri reúne atrações da cultura japonesa

Evento oferece gastronomi­a, shows e oficinas para público de todas as idades

- Pedro Marconi Reportagem Local

Marcando a chegada da primavera, a 15ª edição do Londrina Matsuri começou na quintafeir­a (7) e segue até domingo (10), no Parque Ney Braga. Com diversas atrações que buscam difundir e integrar a cultura oriental por meio de várias vertentes, o evento, que é um dos maiores realizados pela colônia japonesa no Paraná, espera reunir, durante os quatro dias, cerca de 25 mil pessoas.

As oficinas são alguns dos destaques da programaçã­o. São oportunida­des para aprendizad­o e troca de experiênci­as, abertas para todas as faixas etárias. Uma delas é a de orinuno, que se trata do origami com pedaços de pano. “Podemos fazer pássaros em que se guardam joias, laços e isso com apenas dez minutos. São materiais muito tranquilos de manusear”, elenca a artesã Thais Kato.

Uma das alunas, na tarde de sexta-feira (8), foi a dona de casa Niclara Arantes, 66. À espera da neta, que nascerá em janeiro, ela já escolheu a lembrança que irá fazer para ser entregue a quem for visitar o bebê. “Passei em frente, vi que estava tendo esta oficina, me interessei e vim aprender. Como sou japonesa de coração, e minha filha é oriental, será um ótimo presente. Tenho certeza que todos vão ficar felizes em receber”, entusiasma-se.

Outra oficina que vem chamando atenção, principalm­ente das crianças, é a de pipas. Ministrada pelo engenheiro mecânico Ken Yimacato, o workshop ensina técnicas para montagem de pipas de formatos diversos utilizando materiais reciclávei­s. “É uma oficina que tem um lado pedagógico muito forte, porque fala sobre a necessidad­e da segurança no momento da diversão e sobre evitar o desperdíci­o”, conta. Com 25 anos dedicados a confecção de pipas, ele ainda faz malabarism­os com o brinquedo no ar e ao ritmo de música.

Alimento tradiciona­l da história japonesa, o Nagashi Somen está entre as atrações gastronômi­cas do evento. Originário dos monges, que buscavam refresco e alimentaçã­o quando iam fazer retiros espirituai­s, é consumido de uma foram inusitada. O macarrão é colocado em água corrente e o visitante pode pegá-lo com o hashi ou a ajuda de um garfo. Assim como as oficinas, a degustação é gratuita. de São Paulo se desloquem até o Parque Ney Braga durante o fim de semana. O evento, que tem apoio da Folha de Londrina, vai funcionar sábado (9) e domingo (10), das 10h às 23h. O ingresso custa R$ 6 e meia-entrada, R$ 3.

MACARRÃO “É algo que todos gostam e esperam para provar”, afirma Luiz Shiroma, coordenado­r geral do Londrina Matsuri.

Segundo ele, o público está acima da expectativ­a e a projeção é que moradores da região de Londrina e do interior

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Workshop ensina técnicas para montagem de pipas de formatos diversos utilizando materiais reciclávei­s
Ricardo Chicarelli Workshop ensina técnicas para montagem de pipas de formatos diversos utilizando materiais reciclávei­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil