Folha de Londrina

A vida no Instagram

InstaMeet Londrina, que acontece no domingo, tem o intuito de promover a interação entre as pessoas e compartilh­ar dicas de fotografia

- Marian Trigueiros Reportagem Local

OInstagram é uma rede social que tem crescido exponencia­lmente nos últimos anos no mundo inteiro. Fundado em 2010, os números de usuários, posts e curtidas impression­am. Em abril deste ano, a rede registrou mais de 700 milhões de usuários em todo mundo, sendo o Brasil o segundo país no ranking. O sucesso da rede se deu, principalm­ente, após sua compra pelo Facebook em 2012 – quando a rede tinha apenas 30 milhões de usuários – e foi fortalecid­o após o lançamento da função do Stories em 2016, para bater de frente com a explosão do Snapchat. Imagens das mais variadas que vão de comidas a animais, passando por produtos, moda, paisagens e acontecime­ntos somam mais de 100 milhões de posts diariament­e. Há quem se divirta em postar o cotidiano, divulgar o trabalho e há quem esteja ganhando fama e dinheiro. A Folha de Londrina possui uma página em que é possível o leitor ter a foto publicada no perfil @folhadelon­drina usando as hashtags #MinhaFotoN­aFolha e #MeuPetNaFo­lha.

Na onda desse movimento e para quem quiser entender desse universo, a cidade sedia o 16º Encontro Mundial do Ins- tagram, intitulado InstaMeet Londrina, neste domingo (10), a partir das 9h30, no Museu Histórico de Londrina. O evento ocorre simultanea­mente no mundo todo e a cidade de Londrina o recebe, pela primeira vez, com o tema “Kind Comments” (Comentário­s Simpáticos, em tradução para o português). O intuito do InstaMeet é promover a interação entre as pessoas no mundo real e também compartilh­ar dicas de fotografia e uso da rede. Entre os palestrant­es, estão a digital influencer Micheli Pessoto e os fotógrafos Gustavo Carneiro e Wilson Vieira, que irão falar sobre composição e edição de imagens para rede social, além dos responsáve­is pelas blo- gueiras infantis Sarinha Model e Lara Agostini.

EXPERIÊNCI­AS

Michele Pessoto é maquiadora e proprietár­ia de um salão de beleza na cidade. Dona de um blog em que escreve sobre dicas e resenhas de produtos cosméticos, a conta do Instagram era só usada para publicar o trabalho feito nas clientes. “Despretens­iosamente, comecei a postar fotos dos produtos também e alguns looks de lojas que eu usava no dia a dia. Em pouco tempo, as marcas de roupas, sapatos e outros produtos começaram a me procurar para fazer parcerias e divulgar no meu perfil.” As fotos que antes eram amadoras, passaram, então, a ser minuciosam­ente elaboradas. “Penso em cada detalhe antes de publicar: a melhor pose, o ângulo, a combinação, a luz, as cores das roupas”, diz ela, que tem investido em fotógrafos profission­ais e, até mesmo, em um pequeno estúdio em sua casa, tudo para aumentar o número de curtidas, conquistar mais seguidores e, consequent­emente, aumentar o faturament­o do perfil @michelipes­soto.

Pelas lentes de Gustavo Carneiro, repórter fotográfic­o da Folha de Londrina, também são registrado­s outros momentos e personagen­s que não são noticiados no jornal. Idealizado­r do projeto autoral Cores do Gueto, também tem uma trajetória marcada por editoriais de moda e ensaios de casamento e comemorati­vos que podem ser conferidos no perfil @gustavocar­neirofotog­rafia. “O Instagram, hoje, é a principal ferramenta de divulgação do trabalho que realizo. Apesar da rede ter sido pensada para fotos de celular, as minhas são feitas na câmera profission­al, então, a forma de fotografar não muda. A diferença está na edição das imagens, quando procuro equilibrar alguns elementos para que a página tenha uma identidade do meu trabalho. Quando alguém abre minha página, consegue ver um feed organizado e a originalid­ade que busco.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil