TIME QUE ESTÁ GANHANDO

To­das as com­pe­ti­ções pro­fis­si­o­nais or­ga­ni­za­das pe­la FPF, em 2017, so­fre­ram in­ter­fe­rên­ci­as de de­ci­sões nos tri­bu­nais; Ter­cei­ro­na tem iní­cio adi­a­do

Folha de Londrina - - Primeira Página - Lu­cio Flá­vio Cruz Re­por­ta­gem Lo­cal

O téc­ni­co Clau­dio Ten­ca­ti vai man­ter o Lon­dri­na no 4-4-2 no jo­go de ama­nhã con­tra o Pa­ra­ná Clu­be, pe­la Sé­rie B. A úni­ca mu­dan­ça, for­ça­da, de­ve ser a en­tra­da de Ra­fa­el Ga­va (fo­to) no lu­gar do sus­pen­so Jar­del. Com Ter­cei­ro­na adi­a­da, fu­te­bol pa­ra­na­en­se pro­ta­go­ni­za ve­xa­me de ver to­das as com­pe­ti­ções pro­fis­si­o­nais de 2017 pa­ra­rem no ta­pe­tão

Im­bró­glio in­ter­rom­peu cam­pa­nha do Ope­rá­rio, que pas­sou a pri­o­ri­zar a Sé­rie D com pro­ble­mas no ca­len­dá­rio Até Pa­ra­na­en­se sub-19 so­fre ques­ti­o­na­men­tos ju­rí­di­cos e pró­xi­ma fa­se ain­da não foi ho­mo­lo­ga­da

Vi­rou uma ro­ti­na na­da po­si­ti­va no fu­te­bol pa­ra­na­en­se. As com­pe­ti­ções são de­fi­ni­das ou mo­di­fi­ca­das por de­ci­sões que vem de fo­ra de cam­po. De­pois da Pri­mei­ra Di­vi­são e da Di­vi­são de Aces­so, ago­ra é a vez da Ter­cei­ra Di­vi­são, que te­ve o seu iní­cio, agen­da­do pa­ra es­te fim de se­ma­na, adi­a­do em ra­zão de processos nos tri­bu­nais.

Os pro­ble­mas ex­tra­cam­po que atra­pa­lham e man­cham a ima­gem do fu­te­bol do Estado vão des­de a es­ca­la­ção ir­re­gu­lar de jo­ga­do­res, a per­da de pra­zos pa­ra ins­cri­ções, re­gu­la­men­tos mal fei­tos e que per­mi­tem mais de uma in­ter­pre­ta­ção até a de­mo­ra por par­te dos tri­bu­nais es­pe­ci­a­li­za­dos e a pró­pria fal­ta de ação e or­ga­ni­za­ção da FPF (Fe­de­ra­ção Pa­ra­na­en­se de Fu­te­bol).

Le­van­ta­men­to da FOLHA mos­tra que to­das as com­pe­ti­ções pro­fis­si­o­nais re­a­li­za­das pe­la en­ti­da­de em 2017 ti­ve­ram in­ter­fe­rên­cia dos tri­bu­nais nos seus re­sul­ta­dos fi­nais. O ca­so mais gra­ve foi no Pa­ra­na­en­se da Pri­mei­ra Di­vi­são com anu­la­ção de jo­go, des­cum­pri­men­to do re­gu­la­men­to e que no fim te­ve co­mo con­sequên­cia o en­cer­ra­men­to das ati­vi­da­des do J. Ma­lu­cel­li.

O im­bró­glio ju­rí­di­co co­me­çou quan­do o Jo­ti­nha foi de­nun­ci­a­do pe­la es­ca­la­ção do ata­can­te Get­ter­son, que te­ria atu­a­do an­tes do seu no­me apa­re­cer no BID (Bo­le­tim In­for­ma­ti­vo Diá­rio) da CBF. O clu­be foi pu­ni­do em pri­mei­ra ins­tân­cia pe­lo TJD-PR (Tri­bu­nal de Jus­ti­ça Des­por­ti­va) com a per­da de 16 pon­tos, mas con­se­guiu re­ver­ter a pu­ni­ção no Ple­no do Tri­bu­nal. O ca­so foi pa­ra o STJD (Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça Des­por­ti­va) que con­fir­mou a pe­na. O re­sul­ta­do le­vou o J.Ma­lu­cel­li ao re­bai­xa­men­to e de­ter­mi­nou que o Rio Bran­co her­das­se a sua va­ga na se­gun­da fa­se.

As quar­tas de fi­nal já ha­via co­me­ça­do e por is­so a pri­mei­ra par­ti­da en­tre Lon­dri­na e J. Ma­lu­cel­li – vi­tó­ria dos cu­ri­ti­ba­nos por 3 a 1 – foi anu­la­da. O LEC ven­ceu os dois jo­gos e se clas­si­fi­ca­ria pa­ra a se­mi­fi­nal. O ques­ti­o­na­men­to mai­or é que o Rio Bran­co de­ve­ria ser in­cluí­do co­mo o oi­ta­vo co­lo­ca­do, con­for­me de­ter­mi­na­va o re­gu­la­men­to e o que mu­da­ria to­dos os con­fron­tos das quar­tas de fi­nal já ini­ci­a­da, e não sim­ples­men­te as­su­mir a po­si­ção do Jo­ti­nha.

Na Di­vi­são de Aces­so, a com­pe­ti­ção fi­cou pa­ra­li­sa­da por mais de um mês na dis­pu­ta do Gru­po A da se­gun­da fa­se em ra­zão de uma de­nún­cia do Grê­mio Ma­rin­gá con­tra a Por­tu­gue­sa Lon­dri­nen­se, que te­ria uti­li­za­do um jo­ga­dor ir­re­gu­lar. No fim, a Lu­sa foi ab­sol­vi­da em to­das as ins­tân­cia e o Grê­mio re­bai­xa­do.

O gran­de pre­ju­di­ca­do foi o Ope­rá­rio. O time de Pon­ta Gros­sa vi­nha em­ba­la­do no cam­pe­o­na­to e sem ne­nhu­ma der­ro­ta. Com a pa­ra­li­sa­ção, viu se acu­mu­la­rem os jo­gos do Es­ta­du­al e do Bra­si­lei­ro da Sé­rie D. A equi­pe não con­se­guiu man­ter o ní­vel de atu­a­ções e viu o União de Fran­cis­co Bel­trão ser o me­lhor time do gru­po, se clas­si­fi­car pa­ra a fi­nal e ga­ran­tir va­ga na eli­te em 2018. o cam­pe­o­na­to. O Co­lo­ra­do foi im­pe­di­do de dis­pu­tar o tor­neio co­mo pu­ni­ção pe­lo aban­do­no da mes­ma com­pe­ti­ção em 2016. O clu­be aguar­da o jul­ga­men­to do re­cur­so no STJD. Já o Nova Fá­ti­ma não par­ti­ci­pou do ar­bi­tral do cam­pe­o­na­to já que es­ta­va em atra­so com o pa­ga­men­to de al­gu­mas ta­xas ad­mi­nis­tra­ti­vas na Fe­de­ra­ção. não pas­sou ile­so dos ques­ti­o­na­men­tos ju­rí­di­cos. A FPF ain­da não ho­mo­lo­gou o iní­cio da ter­cei­ra fa­se, em ra­zão de processos pen­den­tes. O Atlé­ti­co-PR já foi pu­ni­do com a per­da de seis pon­tos, o que al­te­rou a sua po­si­ção e a com­po­si­ção dos dois gru­pos des­ta nova fa­se. Co­mo os pró­xi­mos jul­ga­men­tos tam­bém po­dem in­ter­fe­rir, a com­pe­ti­ção não tem pra­zo pa­ra re­co­me­çar. O Lon­dri­na está clas­si­fi­ca­do e, por en­quan­to, está na cha­ve com Pa­ra­ná, Pa­ra­na­vaí e Atlé­ti­co.

A re­por­ta­gem en­trou em con­ta­to com a as­ses­so­ria de im­pren­sa da FPF, mas não re­ce­beu ne­nhum re­tor­no so­bre o po­si­ci­o­na­men­to da en­ti­da­de má­xi­ma do fu­te­bol es­ta­du­al até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção.

Gus­ta­vo Oli­vei­ra/Lon­dri­na Es­por­te Clu­be

Mar­cos Za­nut­to/02-04-2017

Ba­gun­ça até na eli­te: re­sul­ta­dos dos jo­gos de ida das quar­tas de fi­nal do Es­ta­du­al fo­ram can­ce­la­dos e par­ti­das re­mar­ca­das após re­bai­xa­men­to do Jo­ti­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.